A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo (Sesp) divulgou nesta quinta-feira (3) o planejamento da Operação Eleições 2024. No total, 8.070 agentes de diversas forças de segurança, em níveis estadual, federal e municipal, atuarão de forma integrada. As eleições municipais ocorrerão neste domingo (6), das 8h às 17h.
O Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICC) funcionará das 7h até o término da apuração dos votos. A contagem e divulgação dos resultados para todos os cargos terão início a partir das 17h.
Na Serra, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, há atualmente 362.532 eleitores aptos a votar. Cada eleitor poderá escolher um candidato para vereador e um para prefeito. Se nenhum candidato à prefeitura atingir 50% mais um dos votos válidos, o segundo turno será realizado no dia 27 de outubro.
A Polícia Militar mobilizará 6.536 policiais para realizar o policiamento ordinário e garantir a segurança nos locais de votação e apuração.
+ Transcol com tarifa gratuita no domingo de eleições na Serra
A Polícia Civil contará com 330 agentes que atuarão em 71 municípios onde não há presença da Polícia Federal, realizando procedimentos de Polícia Judiciária, sem prejudicar o atendimento nas Delegacias Regionais.
O Corpo de Bombeiros Militar terá um efetivo de 258 agentes de plantão para atender a emergências e prestar socorro, se necessário.
Durante o domingo de eleição, 45 agentes da Polícia Científica estarão de plantão para atender às demandas periciais, com o objetivo de evitar transtornos ao processo eleitoral.
Além disso, 170 policiais federais atuarão na Região Metropolitana da Grande Vitória, assim como em São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim, realizando flagrantes, patrulhamento de segurança e ações de inteligência integradas.
A Polícia Rodoviária Federal participará da operação com 70 policiais e 26 viaturas para patrulhar as rodovias federais nos dias 5 e 6 de outubro.
As guardas municipais também terão papel importante nas eleições. A Guarda Municipal da Serra, em conjunto com a Polícia Militar, será responsável pela segurança nos locais de votação e por ações de trânsito dentro do município.
Adicionalmente, a Sesp criou o Sistema de Monitoramento de Ocorrências – Boletim Periódico, um portal que será atualizado com informações sobre crimes eleitorais, pessoas detidas e procedimentos instaurados pela Polícia Judiciária durante o dia das eleições.