Eleições 2024

Operação Eleições 2024 terá mais de 8 mil agentes para reforçar segurança

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo (Sesp) divulgou nesta quinta-feira (3) o planejamento da Operação Eleições 2024. No total, 8.070 agentes de diversas forças de segurança, em níveis estadual, federal e municipal, atuarão de forma integrada. As eleições municipais ocorrerão neste domingo (6), das 8h às 17h.

O Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICC) funcionará das 7h até o término da apuração dos votos. A contagem e divulgação dos resultados para todos os cargos terão início a partir das 17h.

Na Serra, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, há atualmente 362.532 eleitores aptos a votar. Cada eleitor poderá escolher um candidato para vereador e um para prefeito. Se nenhum candidato à prefeitura atingir 50% mais um dos votos válidos, o segundo turno será realizado no dia 27 de outubro.

A Polícia Militar mobilizará 6.536 policiais para realizar o policiamento ordinário e garantir a segurança nos locais de votação e apuração.

+ Transcol com tarifa gratuita no domingo de eleições na Serra

A Polícia Civil contará com 330 agentes que atuarão em 71 municípios onde não há presença da Polícia Federal, realizando procedimentos de Polícia Judiciária, sem prejudicar o atendimento nas Delegacias Regionais.

O Corpo de Bombeiros Militar terá um efetivo de 258 agentes de plantão para atender a emergências e prestar socorro, se necessário.

Durante o domingo de eleição, 45 agentes da Polícia Científica estarão de plantão para atender às demandas periciais, com o objetivo de evitar transtornos ao processo eleitoral.

Além disso, 170 policiais federais atuarão na Região Metropolitana da Grande Vitória, assim como em São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim, realizando flagrantes, patrulhamento de segurança e ações de inteligência integradas.

A Polícia Rodoviária Federal participará da operação com 70 policiais e 26 viaturas para patrulhar as rodovias federais nos dias 5 e 6 de outubro.

As guardas municipais também terão papel importante nas eleições. A Guarda Municipal da Serra, em conjunto com a Polícia Militar, será responsável pela segurança nos locais de votação e por ações de trânsito dentro do município.

Adicionalmente, a Sesp criou o Sistema de Monitoramento de Ocorrências – Boletim Periódico, um portal que será atualizado com informações sobre crimes eleitorais, pessoas detidas e procedimentos instaurados pela Polícia Judiciária durante o dia das eleições.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

20 minutos atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

17 horas atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

18 horas atrás

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

23 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

23 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

1 dia atrás