Categories: Opinião do Leitor

Opinião | Flamengo deu aula de gestão, futebol foi consequência

Roberto Carlos é o autor do artigo. Foto: Divulgação Ales

No livro do espanhol Ferran Soriano, ex vice-presidente do Barcelona, diz que a bola não entra por um acaso. Ele descreve como a gestão do clube catalão foi fundamental para torná-lo um clube vencedor. No Brasil, isso também vem se tornando uma realidade, já que alguns clubes de futebol apostam na boa gestão financeira e administrativa, para conseguirem contratar e qualificar os seus elencos.

Os dois times do Rio Grande do Sul (Grêmio e Internacional) já fazem isso há algum tempo. Um destaque importante é o Atlético Paranaense, que a cada ano vem se firmando como um clube competitivo. Mas o case de maior sucesso recente é o Flamengo, sendo que tudo começou com a gestão do Presidente Eduardo Bandeira de Mello, ex-funcionário de carreira do BNDES.

Bandeira e sua diretoria reduziram gradativamente as dívidas e os passivos trabalhistas, aumentaram a arrecadação e tiraram o Clube de uma situação de caos financeiro, que no passado ficou marcado pela célebre frase do ex-jogador Vampeta: O Flamengo finge que me paga e eu finjo que jogo.

Nota-se que a desorganização financeira do clube chegou dentro de campo da forma mais sórdida, o que gerava angústia aos jogadores e, consequentemente, ausência de títulos para o clube mais popular do Brasil. Os títulos da Libertadores e do Brasileirão de 2019 foram plantados na gestão de Bandeira, e esse ex-presidente tem o seu lugar na história do clube.

Dois fatos chamaram a atenção no título da Libertadores: o gesto de Gabigol ao ignorar o Governador Corintiano do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, fato que para muitos foi o terceiro gol do jogador dentro de campo; e o gol contra da atual diretoria em não convidar Bandeira de Mello para a festa do título e, inclusive, subir no trio elétrico para comemorar a vitória.

Mas fica a dica para os clubes que querem alcançar títulos importantes: sem gestão não tem solução.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

6 horas atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

7 horas atrás

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

12 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

12 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

13 horas atrás

Fundão inicia os tradicionais festejos folclóricos de São Benedito e São Sebastião

Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…

14 horas atrás