Categories: Opinião do Leitor

Opinião | Flamengo deu aula de gestão, futebol foi consequência

Roberto Carlos é o autor do artigo. Foto: Divulgação Ales

No livro do espanhol Ferran Soriano, ex vice-presidente do Barcelona, diz que a bola não entra por um acaso. Ele descreve como a gestão do clube catalão foi fundamental para torná-lo um clube vencedor. No Brasil, isso também vem se tornando uma realidade, já que alguns clubes de futebol apostam na boa gestão financeira e administrativa, para conseguirem contratar e qualificar os seus elencos.

Os dois times do Rio Grande do Sul (Grêmio e Internacional) já fazem isso há algum tempo. Um destaque importante é o Atlético Paranaense, que a cada ano vem se firmando como um clube competitivo. Mas o case de maior sucesso recente é o Flamengo, sendo que tudo começou com a gestão do Presidente Eduardo Bandeira de Mello, ex-funcionário de carreira do BNDES.

Bandeira e sua diretoria reduziram gradativamente as dívidas e os passivos trabalhistas, aumentaram a arrecadação e tiraram o Clube de uma situação de caos financeiro, que no passado ficou marcado pela célebre frase do ex-jogador Vampeta: O Flamengo finge que me paga e eu finjo que jogo.

Nota-se que a desorganização financeira do clube chegou dentro de campo da forma mais sórdida, o que gerava angústia aos jogadores e, consequentemente, ausência de títulos para o clube mais popular do Brasil. Os títulos da Libertadores e do Brasileirão de 2019 foram plantados na gestão de Bandeira, e esse ex-presidente tem o seu lugar na história do clube.

Dois fatos chamaram a atenção no título da Libertadores: o gesto de Gabigol ao ignorar o Governador Corintiano do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, fato que para muitos foi o terceiro gol do jogador dentro de campo; e o gol contra da atual diretoria em não convidar Bandeira de Mello para a festa do título e, inclusive, subir no trio elétrico para comemorar a vitória.

Mas fica a dica para os clubes que querem alcançar títulos importantes: sem gestão não tem solução.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Dono de distribuidora de bebidas é detido por furtar energia com ‘gato’ na Serra

O dono da distribuidora de bebidas foi detido por furtar energia com ‘gato’ em bairro da Serra. Crédito: Divulgação Uma…

5 horas atrás

Diferente do estigma, Serra é a 30ª cidade do ES em taxa de homicídios – veja o ranking

A Serra está longe de ser a cidade que mais registrou assassinatos no Espírito Santo em 2024, pelo menos no…

5 horas atrás

OAB-ES libera acesso às salas de apoio para todos os advogados, sem restrição financeira

A medida visa assegurar que todos os profissionais possam acessar os ambientes da OAB e reforça o compromisso com o…

5 horas atrás

Final de semana repleto de atividades e fé em Jacaraípe

Na Arena de Verão, na Serra, as atividades começam cedo, são voltadas para todas as idades, e são acompanhadas por…

6 horas atrás

Projeto propõe lanche antes das aulas para alunos do turno da tarde na Serra

A merenda pode ser oferecida diariamente, antes das aulas. Foto: Divulgação Tramita na Câmara Municipal da Serra o Projeto de…

6 horas atrás

Espetáculo gratuito na Serra traz a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira neste sábado

As cortinas se abrem às 19 horas para narrar a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira, um personagem carismático e repleto…

6 horas atrás