Categories: Opinião do Leitor

Opinião do leitor | Cultura indígena deve ser ensinada nas escolas

Fabrício Moreira Rufino é professor de História e atua na Rede Estadual do Espírito Santo e na Municipal de Vila Velha. Foto: Divulgação

Professores, o mês de abril chegou e com ele surge a abordagem da temática indígena. Precisamos desconstruir estes estereótipos acerca dos nossos indígenas. Muito me preocupa a reprodução dessa imagem do índio do Século XVI. Temo pelo reforço da imagem do indígena como preguiçoso, selvagem, infantilizado e não civilizado. Temos que desmitificar a imagem e a história dos nossos indígenas.

Quando vejo, nas redes sociais, fotos de alunos em escolas no “dia do índio” (todo dia era dia de índio, mas escolheram o 19 de abril) e a reprodução contínua focada no indígena colonial, norte-americano, da região amazônica, reforçando o estereótipo, isso me angustia. Me questiono cadê o indígena de nossa região? E o índio urbano? E a diversidade cultural desses povos? As contribuições na formação do nosso Brasil?

Levanto aqui reflexões necessárias: Convidaram indígenas para falarem? Utilizaram literatura infanto-juvenil escrita por indígenas? Discutiram questões atuais sobre a demarcação e a situação das terras indígenas? Será que nossos alunos conseguem reconhecer um índio urbano? Identificam que índio é índio independente do local onde vive,da vestimenta que traje, da profissão que exerça ou da tecnologia que use?

Uma sugestão interessante é levar os alunos a alguma aldeia em Aracruz, uma prática pedagógica incrível, pois visualizo ser a forma de desconstruir essa imagem estereotipada, através da possibilidade de contato com a realidade dos nossos indígenas. Se isso não acontece, não vejo progresso. Apenas retrocesso e reforço da discriminação.

Que a lei 11.645/2008, que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e INDÍGENA nas escolas de educação básica, realmente se cumpra. O conhecimento é a maior arma na desconstrução do preconceito. E que você, mestre, faça a diferença na sala de aula!

  • O texto é do professor de História, Fabrício Moreira Rufino, que atua na Rede Estadual do Espírito Santo e na Municipal de Vila Velha
Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Grande empresária da Serra, Aline Bianca morre após desfilar como musa no Carnaval de Vitória

Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…

51 minutos atrás

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…

5 horas atrás

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…

5 horas atrás

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…

8 horas atrás

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…

9 horas atrás

Homem vai à escola e ameaça mãe e filha com facão na Serra

Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…

9 horas atrás