Categories: Opinião do Leitor

Opinião do leitor | Cultura indígena deve ser ensinada nas escolas

Fabrício Moreira Rufino é professor de História e atua na Rede Estadual do Espírito Santo e na Municipal de Vila Velha. Foto: Divulgação

Professores, o mês de abril chegou e com ele surge a abordagem da temática indígena. Precisamos desconstruir estes estereótipos acerca dos nossos indígenas. Muito me preocupa a reprodução dessa imagem do índio do Século XVI. Temo pelo reforço da imagem do indígena como preguiçoso, selvagem, infantilizado e não civilizado. Temos que desmitificar a imagem e a história dos nossos indígenas.

Quando vejo, nas redes sociais, fotos de alunos em escolas no “dia do índio” (todo dia era dia de índio, mas escolheram o 19 de abril) e a reprodução contínua focada no indígena colonial, norte-americano, da região amazônica, reforçando o estereótipo, isso me angustia. Me questiono cadê o indígena de nossa região? E o índio urbano? E a diversidade cultural desses povos? As contribuições na formação do nosso Brasil?

Levanto aqui reflexões necessárias: Convidaram indígenas para falarem? Utilizaram literatura infanto-juvenil escrita por indígenas? Discutiram questões atuais sobre a demarcação e a situação das terras indígenas? Será que nossos alunos conseguem reconhecer um índio urbano? Identificam que índio é índio independente do local onde vive,da vestimenta que traje, da profissão que exerça ou da tecnologia que use?

Uma sugestão interessante é levar os alunos a alguma aldeia em Aracruz, uma prática pedagógica incrível, pois visualizo ser a forma de desconstruir essa imagem estereotipada, através da possibilidade de contato com a realidade dos nossos indígenas. Se isso não acontece, não vejo progresso. Apenas retrocesso e reforço da discriminação.

Que a lei 11.645/2008, que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e INDÍGENA nas escolas de educação básica, realmente se cumpra. O conhecimento é a maior arma na desconstrução do preconceito. E que você, mestre, faça a diferença na sala de aula!

  • O texto é do professor de História, Fabrício Moreira Rufino, que atua na Rede Estadual do Espírito Santo e na Municipal de Vila Velha
Gabriel Almeida

Jornalista há mais de 10 anos, Gabriel Almeida atua como editor-chefe e repórter. Escreve com experiência para diversas editorias do portal. Além disso, assina a importante coluna: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades.

Últimas postagens

Fim de semana sem chuva na Serra

Foto: Tempo Novo Mais um fim de semana chega, e com ele, a previsão do Jornal Tempo Novo. Confira abaixo…

24 horas atrás

Cão farejador encontra 2kg de entorpecentes na Serra

Divulgação PMES Uma ação da equipe K9 da Força Tática do 6º Batalhão da Polícia Militar resultou na apreensão de…

24 horas atrás

Aniversário do Parque Botânico Vale terá concerto de coral, oficinas e brincadeiras

Coral Infantojuvenil Vale Música vai apresentar temas do folclore brasileiro no anfiteatro do Parque, no próximo sábado, 10 de maio,…

1 dia atrás

Serra + Cidadã chega em Central Carapina neste sábado (10)

A 25ª edição do Serra+Cidadã acontece neste sábado (10), na EMEF Antônio Vieira de Rezende, em Central Carapina. Das 8h…

1 dia atrás

Serra recebe 4ª edição do maior encontro de networking feminino do município

Idealizado por Cristiane Puppim, o evento se consolidou como o maior encontro de networking feminino da Serra e terá como…

2 dias atrás

Incels no Brasil: conheça essa cultura misógina em expansão

O termo “incel” recentemente extrapolou a cultura de internet e foi parar nas telas de TV, na série “Adolescência”, da…

2 dias atrás