Categories: Mestre Álvaro

Opinião TN | Uma vacina contra a ignorância

Depois de dizer que a vacina contra a covid não deve ser obrigatória, o presidente desfilou sem mascara com crianças em carro. Imagem: Reprodução/TV Brasil

Além da tão esperada imunização contra a covid-19, o Brasil também anseia por uma vacina contra a ignorância. E o primeiro a receber a dose deveria ser o presidente Jair Bolsonaro, que como líder máximo do país, acaba por influenciar milhões de pessoas com suas palavras e atitudes.

Na última semana, Bolsonaro cometeu mais um disparate. Disse que “ninguém pode obrigar ninguém a tomar vacina”, respondendo uma seguidora sua que aos berros alertava sobre o suposto risco de tomar vacina contra covid-19.

Ora, isso é de uma irresponsabilidade e ignorância profundas. Primeiro porque a ciência defende a vacinação de todos para conter a pandemia. Segundo porque o próprio Bolsonaro havia assinado, em fevereiro, a lei 13.989/20 que estabelece vacinação obrigatória como medida para conter a doença.

Ou Bolsonaro não leu o que assinou ou está jogando para a plateia. De qualquer forma, sua atitude causar ainda mais estrago num país que já perdeu 127 mil vidas, sendo 3.268 no Espírito Santo e 474 na Serra, 2ª cidade com maior quantidade de mortes pela covid-19 no ES.

Quem acredita em Bolsonaro tende a seguir suas ideias.  E há campo fértil para atitudes insensatas. Não se pode esquecer que há pouco mais de 100 anos no Rio de Janeiro houve a Revolta da Vacina. Na ocasião a população se rebelou contra a aplicação da vacina da varíola, doença infecto-contagiosa das mais mortais que só foi controlada após vacinação em massa.

Lembrando que o guru intelectual do bolsonarismo, Olavo de Carvalho, é defensor de mentiras como a de que a Terra é plana e de que vacina faz mal. Tudo que o Brasil não precisa agora é de uma versão do século XXI da Revolta da Vacina. Imagina isso com uma turma cheia de ódio empunhando seus revólveres, pistolas e carabinas, cujo acesso foi facilitado justamente neste governo?

Outras atitudes de Bolsonaro já atrapalharam o combate à pandemia no Brasil. Dentre elas a negação do uso da máscara e a promoção de aglomerações. Aliás, ontem, 07 de setembro, o presidente desfilou de carro com um grupo de crianças. Ele e a quase todos os pequenos sem máscara.

Se há poucas esperanças de que Bolsonaro se vacine contra a própria ignorância, vacine-se você. Não ouça e nem se espelhe nas atitudes do presidente.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira as condutas consideradas ilícitos eleitorais

A pouco mais de uma semana para as eleições municipais de 2024, candidatos e eleitores devem estar atentos sobre o…

12 horas atrás

Comunicados – 26/09/2024 – 3ª edição

publicidade legal - 26-09-2024 - 3ª ediçãoBaixar

13 horas atrás

Câncer de mama: médica aponta 6 verdades pouco conhecidas sobre a doença

O câncer de mama é uma das neoplasias malignas mais frequentes entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de…

13 horas atrás

Plantas tóxicas para cães: um guia de segurança para proteger seu amigo de quatro patas

A convivência com plantas em casa é um prazer para muitos, trazendo beleza e frescor ao ambiente. Porém, para quem…

15 horas atrás

Bolsonaro fará carreata na Serra em apoio a Igor Elson

Igor Elson tem o apoio de Bolsonaro e Magno Malta. Crédito: divulgação. O ex-presidente Jair Bolsonaro estará no Espírito Santo…

15 horas atrás

Manguinhos Gourmet, na Serra, terá programação musical nesta sexta-feira e sábado

Uma das atrações da noite musical do Manguinhos Gourmet, na Serra, é a banda Som de Vinil que se apresenta…

15 horas atrás