Com a chegada das festas de fim de ano e do verão, surge no cenário de empregos a figura do funcionário temporário. Com data definida para deixar a empresa, esse profissional pode reverter essa situação e se tornar fixo. Segundo especialistas, cerca de 30% dos temporários são contratados após a alta temporada.
Para aproveitar a oportunidade e usar serviço temporário como porta de entrada para um emprego fixo é preciso dedicação. A analista de Recursos Humanos da empresa de recrutamento Center RH, Eliana Toniato, afirma que esse profissional deve se considerar parte da equipe e agir da melhor forma possível na empresa. “Muitos desanimam e não fazem isso ou aquilo porque acham que não vão ficar”, avalia.
Outra dica é realizar as atividades da melhor forma possível, sendo pontual, comprometido, criativo e com inciativa. “Esteja sempre atento e pesquise sobre a empresa. Ofereça mais do que você foi contratado para fazer”, aponta Eliana.
Assim como acertos são bem vindos, é preciso atenção para detalhes simples, evitando, por exemplo, perguntas sobre a rotina local. “É uma época muito corrida e, geralmente, não dá tempo para o funcionário antigo parar e detalhar o serviço. A orientação é pesquisar sobre a empresa, sobre o produto e ficar atento a tudo”, orienta.
Foi o que a moradora de Pitanga e vendedora Mariana Lima Pereira fez. Contratada como temporária para uma empresa de brinquedos infantis, ela assistiu a vários filmes infantis para saber mais sobre os produtos. “Gostaria de ficar no emprego e estou aprendendo sobre meu público”, afirma.
Expectativa
Por vários motivos a empresa pode contratar um temporário. Geralmente, é substituindo alguém, para cobrir licenças ou para uma nova vaga. Mesmo não existindo um posto, a dedicação deve ser a mesma. “ Quando a pessoa mostra eficiência, mesmo que o estabelecimento não tenha a vaga, o empresário faz indicações ou coloca esse funcionário como primeiro na lista de espera para contratação”, explica Eliana.