Categories: Economia

Oportunidade de permanecer na vaga de emprego temporário

A vendedora Tatiane Figueiredo (à dir) atende a cliente Roseane Orige sob o olhar da gerente Franciele Ferrari na loja Closer Tons, em Laranjeiras. Foto: Fábio Barcelos

Com a chegada das festas de fim de ano e do verão, surge no cenário de empregos a figura do funcionário temporário. Com data definida para deixar a empresa, esse profissional pode reverter essa situação e se tornar fixo. Segundo especialistas, cerca de 30% dos temporários são contratados após a alta temporada.

 

Para aproveitar a oportunidade e usar serviço temporário como porta de entrada para um emprego fixo é preciso dedicação. A analista de Recursos Humanos da empresa de recrutamento Center RH, Eliana Toniato, afirma que esse profissional deve se considerar parte da equipe e agir da melhor forma possível na empresa. “Muitos desanimam e não fazem isso ou aquilo porque acham que não vão ficar”, avalia.

 

Outra dica é realizar as atividades da melhor forma possível, sendo pontual,  comprometido, criativo e com inciativa. “Esteja sempre atento e pesquise sobre a empresa. Ofereça mais do que você foi contratado para fazer”, aponta Eliana.

 

Assim como acertos são bem vindos, é preciso atenção para detalhes simples, evitando, por exemplo, perguntas sobre a rotina local. “É uma época muito corrida e, geralmente, não dá tempo para o funcionário antigo parar e detalhar o serviço. A orientação é pesquisar sobre a empresa, sobre o produto e ficar atento a tudo”, orienta.

 

Foi o que a moradora de Pitanga e vendedora Mariana Lima Pereira fez. Contratada como temporária para uma empresa de brinquedos infantis, ela assistiu a vários filmes infantis para saber mais sobre os produtos. “Gostaria de ficar no emprego e estou aprendendo sobre meu público”, afirma.

 

Expectativa

 

Por vários motivos a empresa pode contratar um temporário. Geralmente, é substituindo alguém, para cobrir licenças ou para uma nova vaga. Mesmo não existindo um posto, a dedicação deve ser a mesma. “ Quando a pessoa mostra eficiência, mesmo que o estabelecimento não tenha a vaga, o empresário faz indicações ou coloca esse funcionário como primeiro na lista de espera para contratação”, explica Eliana.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

25 minutos atrás

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

5 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

5 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

6 horas atrás

Fundão inicia os tradicionais festejos folclóricos de São Benedito e São Sebastião

Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…

7 horas atrás

SBT abandona TV Tribuna, que agora é afiliada da Band no ES; veja o que muda

A TV Tribuna agora será afialiada da Band no Espírito Santo, após o SBT romper o contrato com a afialiada.…

7 horas atrás