Categories: Economia

Oportunidade de permanecer na vaga de emprego temporário

A vendedora Tatiane Figueiredo (à dir) atende a cliente Roseane Orige sob o olhar da gerente Franciele Ferrari na loja Closer Tons, em Laranjeiras. Foto: Fábio Barcelos

Com a chegada das festas de fim de ano e do verão, surge no cenário de empregos a figura do funcionário temporário. Com data definida para deixar a empresa, esse profissional pode reverter essa situação e se tornar fixo. Segundo especialistas, cerca de 30% dos temporários são contratados após a alta temporada.

 

Para aproveitar a oportunidade e usar serviço temporário como porta de entrada para um emprego fixo é preciso dedicação. A analista de Recursos Humanos da empresa de recrutamento Center RH, Eliana Toniato, afirma que esse profissional deve se considerar parte da equipe e agir da melhor forma possível na empresa. “Muitos desanimam e não fazem isso ou aquilo porque acham que não vão ficar”, avalia.

 

Outra dica é realizar as atividades da melhor forma possível, sendo pontual,  comprometido, criativo e com inciativa. “Esteja sempre atento e pesquise sobre a empresa. Ofereça mais do que você foi contratado para fazer”, aponta Eliana.

 

Assim como acertos são bem vindos, é preciso atenção para detalhes simples, evitando, por exemplo, perguntas sobre a rotina local. “É uma época muito corrida e, geralmente, não dá tempo para o funcionário antigo parar e detalhar o serviço. A orientação é pesquisar sobre a empresa, sobre o produto e ficar atento a tudo”, orienta.

 

Foi o que a moradora de Pitanga e vendedora Mariana Lima Pereira fez. Contratada como temporária para uma empresa de brinquedos infantis, ela assistiu a vários filmes infantis para saber mais sobre os produtos. “Gostaria de ficar no emprego e estou aprendendo sobre meu público”, afirma.

 

Expectativa

 

Por vários motivos a empresa pode contratar um temporário. Geralmente, é substituindo alguém, para cobrir licenças ou para uma nova vaga. Mesmo não existindo um posto, a dedicação deve ser a mesma. “ Quando a pessoa mostra eficiência, mesmo que o estabelecimento não tenha a vaga, o empresário faz indicações ou coloca esse funcionário como primeiro na lista de espera para contratação”, explica Eliana.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira as condutas consideradas ilícitos eleitorais

A pouco mais de uma semana para as eleições municipais de 2024, candidatos e eleitores devem estar atentos sobre o…

3 horas atrás

Comunicados – 26/09/2024 – 3ª edição

publicidade legal - 26-09-2024 - 3ª ediçãoBaixar

3 horas atrás

Câncer de mama: médica aponta 6 verdades pouco conhecidas sobre a doença

O câncer de mama é uma das neoplasias malignas mais frequentes entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de…

4 horas atrás

Plantas tóxicas para cães: um guia de segurança para proteger seu amigo de quatro patas

A convivência com plantas em casa é um prazer para muitos, trazendo beleza e frescor ao ambiente. Porém, para quem…

6 horas atrás

Bolsonaro fará carreata na Serra em apoio a Igor Elson

Igor Elson tem o apoio de Bolsonaro e Magno Malta. Crédito: divulgação. O ex-presidente Jair Bolsonaro estará no Espírito Santo…

6 horas atrás

Manguinhos Gourmet, na Serra, terá programação musical nesta sexta-feira e sábado

Uma das atrações da noite musical do Manguinhos Gourmet, na Serra, é a banda Som de Vinil que se apresenta…

6 horas atrás