Gabriel Almeida
Clarice Poltronieri
As Olimpíadas são uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais outros países, povos e culturas. Ainda mais porque o evento é no Rio de Janeiro, para onde estão voltados os olhos do mundo. Em escolas da Serra, alguns professores não perderam tempo e estão trabalhando conteúdos ligados à diversidade cultural da humanidade e aos esportes, aproveitando a superexposição midiática do evento.
E uma delas é a escola municipal Iolanda Schineider, localizada em Porto Canoa. Ademir Barcelos Junior, professor de Artes da escola, aproveitou o tema para fazer atividades com seus alunos do 3° ano do ensino fundamental. “Eu e as crianças separamos vários tipos de atletismos que irão disputar nas Olimpíadas e fizemos vários bonecos representando atletas”, explica.
Ademir ainda disse que os alunos ficaram animados com o trabalho. “Quando um projeto começa nem preciso me preocupar com a maioria dos alunos, eles caminham com as próprias pernas. O trabalho é coroado com a exposição na escola, onde eles mostram o resultado aos colegas de outras turmas e familiares, explicam o contexto do período ou movimento artístico. Nunca canso de olhar a reação deles ao verem o trabalho exposto”, conta Ademir.
As escolas da Rede Alternativo que têm unidades em Laranjeiras, Jacaraípe e Barcelona também embarcaram no clima olímpico, explica o diretor pedagógico da rede, Robson Bodart Rangel. “Os professores do Fundamental I (até o 5º ano) estão trabalhando a temática associada às disciplinas dadas. Já para as séries finais (a partir do 6º ano) acontecem os Jogos Internos que promovemos todos os anos, mas cuja temática será as Olimpíadas. Inclusive, uma das modalidades é uma atividade oral de conhecimentos sobre os Jogos Olímpicos”.
Quem também está aproveitando as Olimpíadas do Rio para estimular a prática de esportes é o Centro Municipal de Educação Infantil Maria José do Nascimento, que fica em São Domingos, região da Serra-sede. Nesta sexta (05) os alunos da escola farão um desfile pelas ruas do bairro a partir das 8h e 30 para a abertura da Olimpíada Escolar. O evento será acompanhado pela Banda Marcial da escola estadual Clóvis Borges Miguel.
O dono da distribuidora de bebidas foi detido por furtar energia com ‘gato’ em bairro da Serra. Crédito: Divulgação Uma…
A Serra está longe de ser a cidade que mais registrou assassinatos no Espírito Santo em 2024, pelo menos no…
A medida visa assegurar que todos os profissionais possam acessar os ambientes da OAB e reforça o compromisso com o…
Na Arena de Verão, na Serra, as atividades começam cedo, são voltadas para todas as idades, e são acompanhadas por…
A merenda pode ser oferecida diariamente, antes das aulas. Foto: Divulgação Tramita na Câmara Municipal da Serra o Projeto de…
As cortinas se abrem às 19 horas para narrar a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira, um personagem carismático e repleto…