Ayanne Karoline
Conseguir o primeiro emprego não é fácil e, com a crise, a falta de experiência torna a conquista de uma vaga ainda mais distante. No Sine da Serra, cerca de 35% dos candidatos a uma vaga nunca trabalhou. Entre eles, a pergunta é a mesma: como ter experiência se não têm a chance de iniciar?
Foi o que aconteceu com a moradora de Nova Almeida, Danieli Gomez. Todas as vagas que ela tentava pediam algum tempo de serviço. “Até que num anúncio de jornal achei a seleção para atendente do Mc Donalds, sem exigir experiência. Foi a porta de entrada para o mercado de trabalho”, conta.
O caso de Danieli não é mera coincidência. Segundo a diretora do Departamento de Intermediação de Mão de Obra da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda da Serra, Priscila Rocha, as áreas de serviços operacionais, como atendimento e telemarketing, são as que mais oferecem esse perfil de vaga. “Já para quem não tem experiência, mas possui formação, as vagas que mais surgem são na área da saúde, como psicólogo ou técnico de enfermagem”, disse.
Outra opção para quem nunca trabalhou é o programa Jovem Aprendiz. Só em janeiro, mais de 200 jovens de 14 e 24 anos, começaram no primeiro emprego através do Sine da Serra. Empresas como a Cesconetto, Vale e Arcelor Mittal oferecem oportunidades nesse perfil. “Para tentar uma vaga, basta procurar o Sine com a carteira de trabalho e fazer o cadastro”, explicou Priscila.
Um dos exemplos é a Viminas Vidros Especiais, localizada em Civit II, que oferece vagas para jovens aprendizes. Atualmente, 23 jovens trabalham nesse perfil. “A empresa tem interesse de aproveitá-los ao fim dessa experiência, conforme as vagas disponíveis e o desejo deles em permanecer”, destacou a gerente de Recursos Humanos, Rubilene Silva Pimenta.