Categories: Notícias

Oportunidade para serviço voluntário no Judiciário estadual

Estudantes e até aposentados poderão se candidatar ao serviço. Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) instituiu o Programa de Serviço Voluntário no âmbito do Poder Judiciário Estadual.

Com o programa, graduandos ou graduados em Direito, Administração, Contabilidade, Economia, Comunicação Social, Arquivologia, Biblioteconomia, Letras, Ciência da Computação, Medicina, Odontologia, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social, Pedagogia, Engenharia e Arquitetura poderão prestar serviços voluntários ao Poder Judiciário no desempenho de funções técnicas ou científicas de apoio à atividade judiciária.

A participação no programa será permitida a maiores de 18 anos, inclusive a aposentados do Poder Judiciário.

O serviço voluntário será realizado de forma espontânea e sem percebimento de remuneração, não gerando vínculo de emprego com o Poder Judiciário Estadual, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou tributária.

Cabe ao prestador de serviços voluntários manifestar explicitamente seu interesse ao Poder Judiciário, que apreciará a proposta, de forma discricionária, com base em critérios de conveniência e oportunidade. A admissão do prestador de serviços voluntários exige ato de consentimento da autoridade da localidade onde o serviço será prestado.

Em Comarcas ou Juízos, o interessado deve procurar o juiz diretor do Fórum e, no caso do Tribunal de Justiça, a autoridade correspondente pelas unidades administrativas ou judiciárias. É vedada a prestação de serviço voluntário em percentual superior a 20% da soma de cargos do Juízo ou Comarca e, em se tratando do Tribunal de Justiça, dos cargos das unidades judiciárias.

A carga horária do prestador de serviços voluntários deverá observar o horário do expediente e a necessidade do setor onde se realizará o serviço. Será respeitado o limite semanal de, no mínimo, duas horas e, no máximo, 30 horas. O prazo de duração do serviço voluntário será de dois anos, prorrogável por igual período.

Será assegurado ao colaborador o melhor aproveitamento de suas habilidades, recebendo tarefas e responsabilidades de acordo com seu conhecimento, experiência e interesse. Os voluntários graduados, preferencialmente, nas áreas de Psicologia, Serviço Social e Pedagogia devem ser designados exclusivamente nas Varas de Família, Infância e Juventude, Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Criminais e Execuções Penais.

Serão disponibilizados os recursos indispensáveis para o serviço voluntário, incluindo instalações e equipamentos adequados. Ao término da vigência do Termo de Adesão será emitido certificado de prestação de serviço voluntário pelo juiz diretor do Fórum ou autoridade correspondente, contendo o local, o período de trabalho e as atividades desenvolvidas.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

3 minutos atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

17 minutos atrás

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

2 horas atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

2 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

10 horas atrás

Cruz da Vida promove mutirão de especialidades médicas em igreja da Serra

O mutirão irá ofertar atendimentos em diversas especialidades realizados por ordem de chegada Divulgação O projeto Cruz da Vida está…

16 horas atrás