Categories: Política

Oposição espera ata para tentar anular eleição de Neidia

A reeleição de Neidia, após a vereadora mudar de lado, foi o centro da polêmica na sessão do último dia 1°, que também deu posse ao novos vereadores e prefeito. Foto: Clarice Poltronieri

Conceição Nascimento

Vereadores que formam o bloco de oposição na Câmara da Serra, aguardam a ata da sessão de posse e eleição da Mesa Diretora, ocorrida no domingo (1/01), para anexar à ação que será apresentada à Justiça. O objetivo é anular a sessão que reelegeu Neidia Maura (PSD) presidente da Câmara para os próximos dois anos.

A sessão foi marcada por tumulto entre os parlamentares. O motivo da discórdia foi á mudança de última hora no posicionamento de Neidia, que trocou o então grupo de 12 vereadores de oposição pelo grupo aliado ao prefeito.

Segundo Nacib, normalmente a ata das sessões é disponibilizada no site da Câmara. “Fomos informados de que o documento estaria sendo finalizado para publicar no site e vamos requerer que ela disponibilize”, lembrou.

“Estamos aguardando a ata da eleição para o advogado terminar a análise e dar entrada com a ação nos próximos dias. Existem algumas irregularidades na sessão. O setor de Protocolo da Câmara estava fechado para registros de chapas; a assinatura de Neidia consta nas duas chapas inscritas e a condução da eleição feita pelo vereador Alexandre Xambinho (Rede), e não pelo mais votado, Adriano Galinhão (PTC). Queremos a anulação da sessão e que sejam realizadas novas eleições para a Mesa”, disse.

Já a presidente reeleita, Neidia Maura, foi procurada pela reportagem, bem como sua assessoria, mas não atenderam ao celular.

Comissões

Em função do tumulto que se instalou no Plenário da Câmara com a reeleição de Neidia, a escolha dos membros e presidentes das 13 comissões permanentes da Câmara não aconteceu. A sessão foi esvaziada.

Agora, antes da tramitação de qualquer projeto na Casa será necessário eleger as comissões. E isso pode acontecer em sessão extraordinária, já que o prefeito Audifax Barcelos (Rede) deve convocar os vereadores durante o recesso para votar pautas do Executivo.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

23 minutos atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

38 minutos atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

47 minutos atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

1 hora atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

18 horas atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

19 horas atrás