Categories: Política

Oposição espera ata para tentar anular eleição de Neidia

A reeleição de Neidia, após a vereadora mudar de lado, foi o centro da polêmica na sessão do último dia 1°, que também deu posse ao novos vereadores e prefeito. Foto: Clarice Poltronieri

Conceição Nascimento

Vereadores que formam o bloco de oposição na Câmara da Serra, aguardam a ata da sessão de posse e eleição da Mesa Diretora, ocorrida no domingo (1/01), para anexar à ação que será apresentada à Justiça. O objetivo é anular a sessão que reelegeu Neidia Maura (PSD) presidente da Câmara para os próximos dois anos.

A sessão foi marcada por tumulto entre os parlamentares. O motivo da discórdia foi á mudança de última hora no posicionamento de Neidia, que trocou o então grupo de 12 vereadores de oposição pelo grupo aliado ao prefeito.

Segundo Nacib, normalmente a ata das sessões é disponibilizada no site da Câmara. “Fomos informados de que o documento estaria sendo finalizado para publicar no site e vamos requerer que ela disponibilize”, lembrou.

“Estamos aguardando a ata da eleição para o advogado terminar a análise e dar entrada com a ação nos próximos dias. Existem algumas irregularidades na sessão. O setor de Protocolo da Câmara estava fechado para registros de chapas; a assinatura de Neidia consta nas duas chapas inscritas e a condução da eleição feita pelo vereador Alexandre Xambinho (Rede), e não pelo mais votado, Adriano Galinhão (PTC). Queremos a anulação da sessão e que sejam realizadas novas eleições para a Mesa”, disse.

Já a presidente reeleita, Neidia Maura, foi procurada pela reportagem, bem como sua assessoria, mas não atenderam ao celular.

Comissões

Em função do tumulto que se instalou no Plenário da Câmara com a reeleição de Neidia, a escolha dos membros e presidentes das 13 comissões permanentes da Câmara não aconteceu. A sessão foi esvaziada.

Agora, antes da tramitação de qualquer projeto na Casa será necessário eleger as comissões. E isso pode acontecer em sessão extraordinária, já que o prefeito Audifax Barcelos (Rede) deve convocar os vereadores durante o recesso para votar pautas do Executivo.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Dono de distribuidora de bebidas é detido por furtar energia com ‘gato’ na Serra

O dono da distribuidora de bebidas foi detido por furtar energia com ‘gato’ em bairro da Serra. Crédito: Divulgação Uma…

6 horas atrás

Diferente do estigma, Serra é a 30ª cidade do ES em taxa de homicídios – veja o ranking

A Serra está longe de ser a cidade que mais registrou assassinatos no Espírito Santo em 2024, pelo menos no…

7 horas atrás

OAB-ES libera acesso às salas de apoio para todos os advogados, sem restrição financeira

A medida visa assegurar que todos os profissionais possam acessar os ambientes da OAB e reforça o compromisso com o…

7 horas atrás

Final de semana repleto de atividades e fé em Jacaraípe

Na Arena de Verão, na Serra, as atividades começam cedo, são voltadas para todas as idades, e são acompanhadas por…

7 horas atrás

Projeto propõe lanche antes das aulas para alunos do turno da tarde na Serra

A merenda pode ser oferecida diariamente, antes das aulas. Foto: Divulgação Tramita na Câmara Municipal da Serra o Projeto de…

7 horas atrás

Espetáculo gratuito na Serra traz a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira neste sábado

As cortinas se abrem às 19 horas para narrar a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira, um personagem carismático e repleto…

8 horas atrás