Se do lado do prefeito Audifax Barcelos (Rede) há pelo menos quatro candidatos à presidência da Câmara, pelo lado da oposição, que tem se articulado, o número de pretendentes é mais modesto, apesar de ser maioria (12 contra 11). Os nomes que despontam são os da atual presidente Neidia Pimentel (PSD) e Fábio Duarte, pelo PDT.
Os dois nomes vêm trabalhando nos bastidores para consolidarem suas candidaturas. Segundo informações de bastidores, Neidia mostra o seu trabalho atual para respaldar e justificar a sua candidatura, enquanto Fábio Duarte seria uma aposta do PDT e do deputado federal Sérgio Vidigal para vencer o grupo do prefeito Audifax, que precisa de pelo menos mais um voto para garantir a maioria.
Segundo comentários de pessoas que vivem esse bastidor da política, a preferência pelo nome de Fábio Duarte estaria associada à necessidade que o PDT tem de renovar os seus quadros e criar novas lideranças, tanto para o pós Vidigal quanto para enfrentar a renovação política que começa a viver a Serra, com os nomes de Bruno Lamas (PSB), Vandinho Leite (PSDB) e Xambinho (Rede).
Segundo ainda uma fonte de dentro do grupo dos 12, os próximos dias serão cruciais para ver quem ganha mais musculatura para vencer a eleição e qual dos dois, Neidia ou Fábio, têm mais condições de manter o grupo unido, que é a única chance de vencer e assim, sair do cerco político que o prefeito Audifax irá tentar imputar ao grupo.