Categories: Meio Ambiente

Órgão poupa 300 litros por dia com água de ar condicionado

Funcionários dos Correios ao lado do sistema de captação, que funciona por gravidade. Foto: Fábio Barcelos

Clarice Poltronieri

Uma ideia simples está gerando economia de 300 litros de água por dia no Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) dos Correios em frente ao Terminal de Laranjeiras. É que a água de todos os aparelhos de ar condicionado passou a ser captada e armazenada para uso na limpeza da agência.

A iniciativa foi do gerente da unidade, Maurício Ferreira do Carmo. Em seis meses a redução no consumo foi de 63,4% com relação ao semestre anterior. De maio a novembro de 2014 o consumo de água da Cesan foi de 440 metros cúbicos (m³). Já de dezembro de 2014 a maio de 2015, foram 161m³.

Vale lembrar que cada metro cúbico corresponde a mil litros.  “Entre fevereiro e março, uma equipe da Cesan veio aqui ver se não tinha irregularidades no relógio ou na instalação por causa da queda brusca no consumo. Mostrei o projeto e eles ficaram admirados”, conta.

Segundo Maurício, a ideia de implantar o projeto veio da necessidade de se economizar água, em especial por causa da forte chega que castiga o estado desde o ano passado. “O que pingava do ar condicionado encharcava o solo, então cortei o cano de saída de água para ela cair em um tonel”, explica.

Maurício disse que precisou de pequenas adaptações para fazer o depósito e acrescentou que o projeto contou com a adesão dos demais funcionários da agência.

300 litros

A tubulação capta a água liberada dos cinco aparelhos de ar condicionado e leva a um tonel de armazenamento que possui uma torneira. São 300 litros captados por dia, o que dá para lavar os banheiros, limpar o salão e a área externa do CDD, além de lavar as motos e carros que os carteiros usam no trabalho.

Nos meses anteriores ao projeto, o maior consumo foi de 133m³, e o menor, de  39m³. Já após a instalação do projeto, o consumo não passou de 25m³. Os dados são da assessoria dos Correios.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Centro Cultural Eliziário Rangel promove oficina gratuita de Pilates neste sábado

A oficina gratuita de Pilates será conduzida pela instrutora de Pilates Cibele Salles, que abordará as técnicas de Contrologia e…

27 minutos atrás

Governador do ES celebra tripla indicação ao Oscar de “Ainda Estou Aqui”

Ainda Estou Aqui/ Foto: Alile Dara Onawale Divulgação O Governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, utilizou a rede…

44 minutos atrás

Dono de distribuidora de bebidas é detido por furtar energia com ‘gato’ na Serra

O dono da distribuidora de bebidas foi detido por furtar energia com ‘gato’ em bairro da Serra. Crédito: Divulgação Uma…

18 horas atrás

Diferente do estigma, Serra é a 30ª cidade do ES em taxa de homicídios – veja o ranking

A Serra está longe de ser a cidade que mais registrou assassinatos no Espírito Santo em 2024, pelo menos no…

18 horas atrás

OAB-ES libera acesso às salas de apoio para todos os advogados, sem restrição financeira

A medida visa assegurar que todos os profissionais possam acessar os ambientes da OAB e reforça o compromisso com o…

18 horas atrás

Final de semana repleto de atividades e fé em Jacaraípe

Na Arena de Verão, na Serra, as atividades começam cedo, são voltadas para todas as idades, e são acompanhadas por…

18 horas atrás