Categories: Meio Ambiente

Orla de Balneário Carapebus fica sem vegetação após ‘limpeza’ feita pela Prefeitura

Após a intervenção da Prefeitura, trecho da orla de Balneário Carapebus ficou completamente sem vegetação. Foto: Bruno Lyra

Uma nova ação de ‘limpeza’ sobre área de restinga feita Prefeitura da Serra no litoral voltou a gerar polêmica na cidade. Desta vez foi na orla de Balneário Carapebus, que ficou completamente sem vegetação, deixando toda a areia exposta.

O trecho mais afetado fica na av. Beira Mar próximo ao entroncamento com a rua Jacarandá. Ativista da Ong Juntos SOS ES Ambiental, Eraylton Moreschi Júnior, questionou: “Isto é uma limpeza ou supressão de restinga?”

Outro trecho da praia, indo na direção de Bicanga, também teve a vegetação completamente retirada. E ao lado dele a erosão provocada pelo mar avança em direção a avenida Beira Mar.

Em nota enviada à reportagem na última terça-feira (14), a Prefeitura da Serra, disse que “as intervenções realizadas têm o intuito de promover a recuperação da área através da retirada de espécie exóticas, considerando que o local era habitat majoritariamente de espécies exóticas altamente invasoras”.

Prometeu ainda fazer a recuperação com plantio de espécies nativas da restinga nos trechos que o solo ficou completamente exposto após a retirada da vegetação. Esses locais também serão cercados. No entanto não disse quando começa o plantio.

A orla entre Bicanga e Carapebus está recebendo obras de drenagem e pavimentação, além de ciclovia e calçadão. Nos trechos onde as estruturas estão sendo implantadas, a restinga estava sendo respeitada até a última terça-feira (14), quando a reportagem esteve na região.

Corte de restinga em Manguinhos e Jacaraípe

Pelo menos em outras duas situações recentes o corte de restinga feito pela Prefeitura gerou reclamações. Um deles em novembro do ano passado, quando árvores nativas foram cortadas entre Praia da Baleia e Manguinhos.

A outra em julho de 2018, quando a Prefeitura, com autorização do governo Estadual, cortou uma área de restinga em frente ao Solemar, em Jacaraípe. O local havia sido recuperado ao longo das últimas duas décadas por surfistas e ativistas ambientais.

Por lei federal, restinga é considerada Área de Preservação Permanente (APP). É abrigo para espécies de animais e plantas – alguns ameaçados de extinção – ajudando a proteger inclusive a desova de tartarugas marinhas. Também tem papel relevante na contenção da erosão do mar.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Lula vem ao ES anunciar investimentos para os capixabas

Presidente Lula virá ao Espírito Santo. Foto: Divulgação O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) deve visitar o Espírito…

14 minutos atrás

Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salário de R$ 4.716

O Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salário de R$ 4.716. Crédito: Divulgação O Governo…

1 hora atrás

Serra poderá ter pontos de apoio para morador se hidratar em dias de calor intenso

Foto: Arquivo Jornal Tempo Novo Sob o argumento de minimizar os impactos das altas temperaturas durante o período de verão,…

2 horas atrás

Comunicado – 24/02/2025 – 4ª edição

publicidade legal - 24-02-2025 - 4ª ediçãoBaixar

2 horas atrás

Pablo Muribeca volta a protagonizar cenas de pirotecnia política e abuso de autoridade

Pablo Muribeca criticou a identificação dos funcionários, alegando que alguns uniformes continham a logomarca da Prefeitura da Serra. Crédito: Divulgação…

3 horas atrás

Médica esclarece mitos e verdades sobre o câncer colorretal

Apesar do risco de letalidade, esse tipo de câncer colorretal é prevenível e apresenta maiores chances de cura se for…

3 horas atrás