Categories: Meio Ambiente

Orla de Balneário Carapebus fica sem vegetação após ‘limpeza’ feita pela Prefeitura

Após a intervenção da Prefeitura, trecho da orla de Balneário Carapebus ficou completamente sem vegetação. Foto: Bruno Lyra

Uma nova ação de ‘limpeza’ sobre área de restinga feita Prefeitura da Serra no litoral voltou a gerar polêmica na cidade. Desta vez foi na orla de Balneário Carapebus, que ficou completamente sem vegetação, deixando toda a areia exposta.

O trecho mais afetado fica na av. Beira Mar próximo ao entroncamento com a rua Jacarandá. Ativista da Ong Juntos SOS ES Ambiental, Eraylton Moreschi Júnior, questionou: “Isto é uma limpeza ou supressão de restinga?”

Outro trecho da praia, indo na direção de Bicanga, também teve a vegetação completamente retirada. E ao lado dele a erosão provocada pelo mar avança em direção a avenida Beira Mar.

Em nota enviada à reportagem na última terça-feira (14), a Prefeitura da Serra, disse que “as intervenções realizadas têm o intuito de promover a recuperação da área através da retirada de espécie exóticas, considerando que o local era habitat majoritariamente de espécies exóticas altamente invasoras”.

Prometeu ainda fazer a recuperação com plantio de espécies nativas da restinga nos trechos que o solo ficou completamente exposto após a retirada da vegetação. Esses locais também serão cercados. No entanto não disse quando começa o plantio.

A orla entre Bicanga e Carapebus está recebendo obras de drenagem e pavimentação, além de ciclovia e calçadão. Nos trechos onde as estruturas estão sendo implantadas, a restinga estava sendo respeitada até a última terça-feira (14), quando a reportagem esteve na região.

Corte de restinga em Manguinhos e Jacaraípe

Pelo menos em outras duas situações recentes o corte de restinga feito pela Prefeitura gerou reclamações. Um deles em novembro do ano passado, quando árvores nativas foram cortadas entre Praia da Baleia e Manguinhos.

A outra em julho de 2018, quando a Prefeitura, com autorização do governo Estadual, cortou uma área de restinga em frente ao Solemar, em Jacaraípe. O local havia sido recuperado ao longo das últimas duas décadas por surfistas e ativistas ambientais.

Por lei federal, restinga é considerada Área de Preservação Permanente (APP). É abrigo para espécies de animais e plantas – alguns ameaçados de extinção – ajudando a proteger inclusive a desova de tartarugas marinhas. Também tem papel relevante na contenção da erosão do mar.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

2 dias atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

2 dias atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

2 dias atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

2 dias atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

2 dias atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 dias atrás