Notícias

Os impactos da escala 6×1 na saúde mental dos trabalhadores

Sem tempo suficiente para se recuperar, muitos trabalhadores relatam dificuldades em equilibrar a vida profissional e pessoal,l podendo gerar efeitos na saúde mental. Crédito: Divulgação / Freepik
Por Nilson Sant'Ana Aliprandi

Nos últimos anos, a escala 6×1 tem sido cada vez mais adotada em diversas empresas, especialmente em áreas como serviços e indústrias. Essa jornada de trabalho, que exige 6 dias seguidos de trabalho com apenas 1 dia de folga, pode parecer vantajosa, mas seus efeitos na saúde mental dos trabalhadores são preocupantes.

Trabalhar 6 dias por semana sem descanso adequado pode levar ao acúmulo de estresse, fadiga crônica e até problemas mais sérios, como ansiedade, síndrome de Burnout e depressão. Sem tempo suficiente para se recuperar, muitos trabalhadores relatam dificuldades em equilibrar a vida profissional e pessoal. A pressão para manter um bom desempenho pode gerar um constante sentimento de sobrecarga e inadequação, afetando a saúde mental de forma negativa.

Uma alternativa mais saudável à escala 6×1 é a jornada 5×2, que consiste em 5 dias de trabalho seguidos de 2 dias de folga. Esse formato oferece mais tempo para descanso, permitindo que os trabalhadores recarreguem suas energias, melhorem a qualidade do sono e tenham mais momentos para estar com amigos e familiares. Para as empresas, a mudança para a escala 5×2 pode resultar em funcionários mais motivados, produtivos e com menos faltas relacionadas à saúde mental.

+ Vale abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade; se inscreva

Pesquisas demostram que jornadas de trabalho com mais períodos de descanso ajudam a reduzir os níveis de estresse e ansiedade, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e agradável. Com menos desgaste emocional, também diminui-se a rotatividade de funcionários e os custos com novas contratações.

Se você sente que a escala 6×1 está afetando sua saúde mental, é importante buscar apoio. Procure momentos para relaxar, converse com amigos ou familiares e, se necessário, procure ajuda profissional. As Unidades Básicas de Saúde (UBS), os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) estão disponíveis para oferecer suporte. O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional gratuito e sigiloso e pode ser contatado 24 h pelo telefone 188, ou por chat e e-mail pelo site www.cvv.org.br.

Mudar para uma jornada 5×2 não é só uma melhoria nas condições de trabalho, mas um passo importante para o bem-estar dos trabalhadores e para o aumento da produtividade nas empresas. É importantíssimo termos ambientes de trabalho mais equilibrados e saudáveis!


Nilson Sant’Ana Aliprandi é Psicólogo Clinico – CRP 16/11049.

Psicólogo Humanista que realiza psicoterapia para adultos baseado na Abordagem Centrada na Pessoa. Também tem foco na prevenção do suicídio e autolesão, luto, negritude, LGBTQIAPN+, ansiedade, transtorno alimentar, depressão, autoconhecimento e etc.

Contato: 27 99690-2180
E-mail: nilsonaliprandi.psi@gmail.com
Instagram: @psi.nilsonaliprandi

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Grande empresária da Serra, Aline Bianca morre após desfilar como musa no Carnaval de Vitória

Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…

7 horas atrás

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…

11 horas atrás

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…

11 horas atrás

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…

14 horas atrás

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…

14 horas atrás

Homem vai à escola e ameaça mãe e filha com facão na Serra

Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…

15 horas atrás