O verão está ‘pocando’ nos balneários da Serra. Até o final do Carnaval, em fevereiro, o município deve receber 250 mil turistas, segundo a Prefeitura da Serra, muitos deles irão curtir um banho de mar para se refrescar do calor. Mas, os banhistas devem ter atenção com os pontos de maior risco de afogamento nas praias da cidade, que ao todo são seis.
De acordo com a Prefeitura da Serra, a principal orientação é ficar próximo aos postos dos guarda-vidas, pois mesmo locais com mar calmo podem oferecer riscos. Apesar disso, o Município divulgou os locais mais perigosos para garantir ainda mais segurança aos moradores e visitantes que querem curtir uma praia.
Um dos pontos com maior perigo fica em Praia de Carapebus, próximo ao Silva’s Restaurante. O outro fica no mesmo balneário, no trecho da lagoa, principalmente quando a mesma está cheia.
Já em Jacaraípe, os banhistas devem evitar o banho de mar nos pontos conhecidos como Berro D´Água, Travessias e Baiana. Segundo a Prefeitura, muitos buracos se formam nesses locais.
E por último, a atenção deve ser redobrada também em Nova Almeida, próximo a boca do rio, isso por conta do encontro entre mar e rio. O Município informou que todos esses pontos contam com postos de guardas-vidas.
A Prefeitura informou ainda ao TEMPO NOVO que a cidade conta com 89 guarda-vidas, que atuam em 22 postos distribuídos ao longo das praias de Carapebus, Bicanga, Manguinhos, Jacaraípe e Nova Almeida.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social para saber quantos afogamentos ocorreram na Serra em 2019 e se já houve algum registro neste ano, mas até o momento não obteve resposta. Assim que a demanda for respondida, esta matéria será atualizada com as informações.