“Os verdadeiros ídolos estão na comunidade”

Compartilhe:
Ana Moser trouxe a primeira medalha feminina olímpica para o Brasil em 96. Foto: Divulgação
Ana Moser trouxe a primeira medalha feminina olímpica para o Brasil em 96. Foto: Divulgação

Thiago Albuquerque

Ana Beatriz Moser, 48 anos é ex-jogadora de vôlei e trouxe a primeira medalha olímpica para o vôlei feminino do Brasil nas Olimpíadas de Atlanta em 1996. Moser foi auxiliar técnica na Copa do Mundo de 2003 e desenvolve projetos desde 1998 com o Instituto Esporte e Educação. Ela também atuou como comentarista em canais como ESPN Brasil, Rede Bandeirantes e Rede TV. A atleta esteve esta semana na Serra junto com a Caravana do Esporte e das Artes, em Planalto Serrano, e falou com exclusividade com a equipe do jornal Tempo Novo.

Quando todo esse envolvimento com o Instituto Esporte e Educação começou?

Há seis anos eu criei o projeto, após aposentadoria das quadras. E daí, passamos a levar o ensinamento do vôlei e outros esportes em escolas. Depois uma empresa apareceu e fomos formando equipes, montei um time e começamos a desenvolver o esporte para todos. A nossa sede é em São Paulo. 

O projeto é direcionado para quem?

Para crianças de escolas públicas, espaços comunitários e de conjuntos habitacionais.  Fazemos formação de especialização de professores de educação física, ou quando não tem, para os professores de classe mesmo. Trabalhamos em torno de 90 municípios.

E na Serra, os professores também vão receber esses treinamentos?

Na Serra damos um curso de formação com 80 horas, junto a Secretaria de Educação da cidade.

A Serra tem índices de violência elevados, sua presença pode mudar o rumo para algumas crianças e adolescentes?

Eu sempre busco dizer que os heróis, os casos de sucesso que essa meninada precisa se inspirar está nas pessoas da própria comunidade. O pai, a mãe, um vizinho. Nós, com o projeto, chamamos atenção das pessoas, passamos mensagens, mostramos o caminho e fortalecemos os bons exemplos que estão ao redor daquelas crianças e adolescentes. É ali que estão os verdadeiros ídolos.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também