O bucólico balneário de Manguinhos é palco diariamente de diversas aparições de animais silvestre, veadinhos, jacarés, cobras de diversas espécies e até tamanduá e nesta quinta-feira (29) não foi diferente. Um Ouriço-cacheiro (Coendou spinosus) foi resgatado pela Fiscalização Ambiental da Serra a pedido de moradores que avistaram o bicho. O resgate aconteceu na rua Borboleta Azul no quintal de uma residência.
De acordo com a Prefeitura da Serra, o acionamento foi feito via Colab – aplicativo do município para solicitação de serviços. “Por estar em boas condições de saúde, o ouriço foi solto nas proximidades de onde foi resgatado”, disse o município.
De acordo com o auditor fiscal de atividades urbanas de meio ambiente, Ronaldo Freire, o próprio morador pegou o animal na quarta-feira (28) a noite. “A fiscalização o pegou e devolveu para seu habitat natural. Ele estava bem estressado”.
Segundo o biólogo Cláudio Santiago o Ourico-cacheiro é um animal tranquilo e inofensivo e ao contrário do que a maioria das pessoas pensam ele não joga os espinhos. “Os espinhos são soltos somente se encostar no ouriço, mesmo que de levinho. E são muitos espinhos, pois ficam espalhados por todo o corpo dele. Apenas a pontinha da calda que não tem espinho, inclusive para manipular ele tem que pegar pela ponta da calda e tirar do chão. Ele é quase um animal letárgico, se debate muito pouco, dorme na árvore tranquilo arrumadinho e não é de mexer com ninguém”.
+ Chuva na virada? Confira previsão do tempo na Serra
Cláudio também disse que o ouriço é zero de agressividade e é noturno. “O problema maior do ouriço é para os cães, porque eles costumam tentar pegar o ouriço e ficam com o focinho cheio de espinho. Onde esse espinho pega e não é retirado, inflama muito rápido e dá um trabalho danado. Direto aparece cachorro com o focinho lotado, e dá trabalho para os veterinários”.
O biólogo alertou ainda que apesar de ser um animal tranquilo, as pessoas devem evitar manipulá-lo. “Pode chegar perto e apreciar, tirar foto, mas jamais encostar. Se tentar manipular e encostar vai ficar cheio de espinho. Os ouriços se alimentam de frutas, pupas de formigas, vegetais e raízes”.
Caso a população encontre um animal silvestre que necessite de resgate o contato deve ser feito com a equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente pelo (27) 99951-2321 ou também pelo aplicativo Colab – que pode ser baixado em qualquer aparelho celular.
Sem tempo suficiente para se recuperar, muitos trabalhadores relatam dificuldades em equilibrar a vida profissional e pessoal,l podendo gerar efeitos…
Grupo dos 16 vereadores estão fechados e deve reconduzir Saulinho a presidência. Crédito: divulgação. Se não houver desistências ou traições,…
A Vale abriu novas vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade. Crédito: Divulgação A mineradora Vale abriu novas…
Tem cardápio especial para os boêmios em diversos bares da Serra, destaque especial para o Bar do Mineiro, em Jacaraípe.…
O Governo do Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.700. Crédito: Divulgação…