Amar é o Bicho

Ouriço-cacheiro é resgatado dentro de quintal de casa da Serra

O ouriço-cacheiro foi resgatado pela Fiscalização Ambiental em Manguinhos. Crédito: Divulgação

O bucólico balneário de Manguinhos é palco diariamente de diversas aparições de animais silvestre, veadinhos, jacarés, cobras de diversas espécies e até tamanduá e nesta quinta-feira (29) não foi diferente. Um Ouriço-cacheiro (Coendou spinosus) foi resgatado pela Fiscalização Ambiental da Serra a pedido de moradores que avistaram o bicho. O resgate aconteceu na rua Borboleta Azul no quintal de uma residência.

De acordo com a Prefeitura da Serra, o acionamento foi feito via Colab – aplicativo do município para solicitação de serviços. “Por estar em boas condições de saúde, o ouriço foi solto nas proximidades de onde foi resgatado”, disse o município.

De acordo com o auditor fiscal de atividades urbanas de meio ambiente, Ronaldo Freire, o próprio morador pegou o animal na quarta-feira (28) a noite. “A fiscalização o pegou e devolveu para seu habitat natural. Ele estava bem estressado”.

Segundo o biólogo Cláudio Santiago o Ourico-cacheiro é um animal tranquilo e inofensivo e ao contrário do que a maioria das pessoas pensam ele não joga os espinhos. “Os espinhos são soltos somente se encostar no ouriço, mesmo que de levinho. E são muitos espinhos, pois ficam espalhados por todo o corpo dele. Apenas a pontinha da calda que não tem espinho, inclusive para manipular ele tem que pegar pela ponta da calda e tirar do chão. Ele é quase um animal letárgico, se debate muito pouco, dorme na árvore tranquilo arrumadinho e não é de mexer com ninguém”.

+ Chuva na virada? Confira previsão do tempo na Serra

Cláudio também disse que o ouriço é zero de agressividade e é noturno. “O problema maior do ouriço é para os cães, porque eles costumam tentar pegar o ouriço e ficam com o focinho cheio de espinho.  Onde esse espinho pega e não é retirado, inflama muito rápido e dá um trabalho danado. Direto aparece cachorro com o focinho lotado, e dá trabalho para os veterinários”.

O biólogo alertou ainda que apesar de ser um animal tranquilo, as pessoas devem evitar manipulá-lo. “Pode chegar perto e apreciar, tirar foto, mas jamais encostar. Se tentar manipular e encostar vai ficar cheio de espinho. Os ouriços se alimentam de frutas, pupas de formigas, vegetais e raízes”.

Caso a população encontre um animal silvestre que necessite de resgate o contato deve ser feito com a equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente pelo (27) 99951-2321 ou também pelo aplicativo Colab – que pode ser baixado em qualquer aparelho celular.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Campanha praia limpa começa neste sábado (21) na Serra

A praia escolhida para o lançamento da Campanha Praia Limpa foi o Barrote, em Jacaraípe/ Foto: Reprodução/ SEMMA O verão…

4 horas atrás

Natal Solidário acontece neste sábado (21) na Serra

A décima edição do Natal Solidário acontece neste sábado (21)/ Divulgação Em contagem regressiva, o Natal chega mais cedo para…

4 horas atrás

Última sessão na Câmara da Serra é marcada por emoção e despedidas

A Câmara da Serra realizou a última sessão ordinária do ano legislativo nesta quarta-feira (18). Os mandatos dos atuais vereadores…

6 horas atrás

Comunicados – 20/12/2024

publicidade legal - 20-12-2024Baixar

8 horas atrás

A luta pela vida de Murilinho: o bebê que desafiou a ciência e emocionou médicos no ES

Daniele, Murilinho e Thiago na maternidade no momento do nascimento da criança. Crédito: Acervo familiar Um verdadeiro milagre iluminou o…

9 horas atrás

Distribuidoras de bebidas só podem funcionar até as 23h na Serra

Com a nova lei, as distribuidoras de bebidas só podem funcionar até as 23h na Serra. Crédito: Divulgação A Prefeitura…

9 horas atrás