Nesta quinta (1) chega outubro, mês escolhido para ações preventivas de combate ao câncer de mama. O Outubro Rosa, como ficou conhecido, é fruto de um movimento popular mundial iniciado em 1997 que busca trazer visibilidade para a questão do câncer de mama e o aumento dos casos.
O câncer de mama no Brasil ainda é responsável por um grande número de mortes em mulheres, por ser descoberto já em fase avançada. Mas este tipo de câncer pode ser prevenido e, se descoberto bem no início, o tratamento é mais fácil, rápido e eficaz.
Para ajudar na conscientização das mulheres, há vários grupos que realizam ações preventivas neste mês.
Um deles, o GAPC – Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer, entidade sem fins lucrativos, auxilia pacientes com câncer fornecendo medicamentos, suplementos, fraldas, atendimentos com assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, além de disponibilizar terapias alternativas, alfabetização, oficinas de arte, aulas de dança, entre outras atividades.
O GAPC atende em vários estados do Brasil e no Espírito Santo a unidade fica em Vitória, no bairro Jesus de Nazareth. Mas mulheres de qualquer cidade podem procurar apoio.
Para doações ou atendimento, entrar em contato pelo 3233-4831. A instituição fica na rua Padre Guilherme Porten, 64, Nazareth – Vitória ES. O horário de atendimento é de segunda à sexta, das 8h às 17h.