Igrejas, parques e prédios públicos estão recebendo iluminação cor de rosa em alusão a campanha Outubro Rosa pela prevenção e combate ao câncer de mama. A estratégia, além de servir para conscientizar a população e visitantes para a importância do tema, valoriza a cidade.
Foram iluminadas com lâmpadas da cor rosa a sede da prefeitura, a igreja católica, o Parque da cidade e a prefeitura velha.
Paralelo a isso, a Prefeitura está também trocando toda a iluminação da cidade. Na prática, as lâmpadas de vapor de sódio (luz amarela) estão sendo substituídas por lâmpadas a vapor metálico (luz branca), o que garante mais economia e luminosidade e se traduz imediatamente em mais segurança, conforto e qualidade de vida para quem circula pela cidade.
Até o momento 95% dos bairros já foram contemplados com o novo sistema e, até o final do ano, todo o município será atendido. A troca das lâmpadas torna os bairros mais claros, já que a luz branca garante melhor reprodução de cor.
Técnicos que acompanham o trabalho da prefeitura explicam que os efeitos são imediatos: maior sensação de segurança, ruas mais claras e, consequentemente, mais tranquilidade para os moradores. É a mesma sensação que temos em casa quando trocamos a lâmpada amarela (aquelas tradicionais) por lâmpadas mais modernas, de luz clara.
A Prefeitura da Serra também programou uma mudança significativa para a orla da cidade. Em Jacaraípe e Nova Almeida, serão instalados novos postes, com lâmpadas modernas, além de projetores que vão iluminar a areia destes balneários.
Serão 77 novas luminárias de LED, 67 novos postes e 134 projetores na orla de Jacaraípe. Já em Nova Almeida, serão 57 luminárias de LED, 38 novos postes de aço e 38 projetores. Para isso, serão retirados os postes pequenos e antigos, e instalados os mais modernos.
As novas lâmpadas são mais econômicas e ecologicamente corretas, têm menor exigência de manutenção e vida útil ampliada, além de iluminarem muito mais que as anteriores. As informações são da assessoria de comunicação da Prefeitura da Serra.