A arte do karatê uniu pai e filho e a dobrinha dos moradores do bairro Vista da Serra I está dando certo. Os lutadores têm trago para território serrano diversos títulos nos campeonatos do Espírito Santo e do Brasil. A última conquista foi no Ceará.
O pai Emérito Ferreira da Conceição está no mundo das artes marciais desde os nove anos e já são 33 anos de experiência na luta. Já o filho Kevin Richard Klems Ferreira, é faixa preta e tem dez anos de treinamento no karatê.
O último título foi conquistado em Fortaleza no Campeonato Mundial que ocorreu no Ceará. Os dois subiram ao pódio, pai como campeão mundial e filho como vice-campeão.
Mas os títulos não param por aí: Emérito tem ainda em seu currículo o vice-campeonato Mundial (WKTC) de 2014, realizado em Minas Gerais, tricampeonato brasileiro (2013 – Bahia, 2016 – São Paulo, 2017 – Rio de Janeiro), campeão Panamericano por equipe e Individual em 2018 em João Pessoa, campeão do Sudeste realizado no Rio de Janeiro e ainda 15 vezes campeão capixaba.
Já Kevin Richard que tem 13 anos já coleciona as conquista de campeão mundial em 2014 em Minas Gerais, campeão brasileiro 2013, na Bahia e 2015, no Rio de Janeiro e ainda hexacampeão capixaba e hexacampeão da Copa do Espírito Santo Karate Open, além de tricampeão do Torneio Champion Estudent Open.
Segundo Emérito para participar do Mundial no Ceará, eles contaram com ajuda da comunidade e de comerciantes locais. “Nós não tínhamos condições financeiras, mas o bairro abraçou a gente e ajudou a disputar esse campeonato. Conseguimos êxito, e estamos muito felizes com o resultado. Infelizmente tem campeonatos que não conseguimos ir, por falta de ajuda, como os torneios no Japão e Irlanda”.
Emérito conta que o foco agora é 2020 quando podem disputar os campeonatos, Copa Brasil, no Rio de Janeiro, Pan Americano em Buenos Aires (Argentina) e o Brasileirão em Natal (Rio Grande do Norte). O atleta conta ainda que em 2021, tem o Mundial na Itália que também faz parte dos planos dos lutadores.
Projeto social
Emérito conta que está a frente do projeto social Campeões do Futuro há mais de 20 anos que começou em Laranjeiras Velha e que agora funciona no Centro Comunitário do bairro Vista da Serra I. Segundo Emérito são atendidos sessenta adolescentes, além de alguns adultos e crianças. O trabalho é além de ensinar o esporte, ressocializar os jovens serranos. “Nosso objetivo é tentar ajudar ao máximo a juventude, mudar a forma de vida, de agir com a sociedade. Alguns adolescentes que atendemos já tiveram conflito com a lei. Temos também pedagoga, assistente social e temos ainda uma psicóloga que é voluntária e trabalha conosco”.
Do projeto social, já saíram inclusive, atletas que foram campeãs em diversos campeonatos. As aulas são totalmente gratuitas e abertas para quaisquer pessoas interessadas. “Quem quiser aprender a prática, basta nos procurar pelo telefone 27 98806-5328 e 27 99956-7198”.