Mesmo com a pandemia causada pelo novo coronavírus e a determinação de fechamento dos comércios não essenciais, alguns bares continuam abrindo as portas e funcionando normalmente na Serra. Por conta disso, equipes da Guarda Civil Municipal fizeram abordagens nesta quarta-feira (1º) nesses estabelecimentos.
As patrulhas foram realizadas na região da Grande Jacaraípe, em Feu Rosa e no bairro Vila Nova de Colares e são amparadas pelo decreto Nº 5926, publicado no dia 25 de março com determinações de fechamento de estabelecimentos comerciais.
De acordo com a assessoria de imprensa do Município, a Guarda Municipal seguirá orientando a população a manter o isolamento social, medida fundamental para o combate ao coronavírus. Os estabelecimentos que estiverem funcionando poderão ser notificados e autuados. Até o momento, nesta quarta-feira, foram fechados quatro bares.
Vale destacar que a Prefeitura da Serra também está usando o sistema de videomonitoramento para fiscalizar comércios que continuam abrindo. “No caso da Central de Videomonitoramento, quando o operador da câmera verificar algum descumprimento das normas de isolamento social, a Guarda Municipal será imediatamente acionada para ir até o local e tomar as medidas previstas na Lei”, explica o secretário de Defesa Social da Serra, Major Maximiliano Werneck.
Outras medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19
Por conta do avanço da doença em terras capixabas, o prefeito Audifax Barcelos (Rede) tem tomado diversas medidas para conter o coronavírus. Entre elas, está o fechamento de escolas por tempo indeterminado, limpeza de vias públicas, suspensão de serviços não essenciais e até liberação de servidores idosos.
Conforme noticiado pelo TEMPO NOVO, o prefeito da Serra declarou estado de calamidade pública no município por conta do novo coronavírus. Na prática, a medida ajuda na flexibilização do orçamento público para o combate à pandemia causada pela Covid-19. O decreto nº 5941 foi publicado na edição desta quarta-feira (1º) no Diário dos Municípios.