Nesta semana, a Serra terá dois pontos facultativos em virtude das tradições culturais de Corpus Christi. E mesmo em risco alto para propagação do coronavírus, contará com comércio, restaurantes e shoppings funcionando normalmente na quinta (3) e sexta-feira (4). As informações foram confirmadas pelo Governo do Estado no início da tarde desta terça-feira (1º).
A dúvida do que iria ou não funcionar neste dias surgiu na cabeça de moradores do município, que entraram em contato com o TEMPO NOVO. Isso ocorreu devido ao fechamento de comércio e restaurantes aos domingos e feriados. Neste caso, o ponto facultativo poderia ser considerado ‘feriado’, mas a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) decidiu liberar o funcionamento destes estabelecimentos.
Na Serra – assim como em Vitória, Vila Velha, Cariacica e Guarapari (todas em risco alto) – o comércio em geral poderá funcionar das 10 às 18 horas. Já os restaurantes, cafeterias, lojas de conveniência, distribuidoras de bebidas alcoólicas, lanchonetes e similares poderão abrir das 10 às 20 horas.
Os shoppings também estão autorizados a abrirem, assim como os restaurantes situados dentro de suas dependências, das 12h às 20 horas.
Os serviços essenciais não sofrerão nenhuma alteração no funcionamento como, por exemplo, supermercados, farmácias e postos de combustíveis.
Vale ressaltar que o funcionamento de bares está proibido em qualquer dia da semana devido à pandemia.
Transcol
Quem depende do transporte público também pode ficar tranquilo. De acordo com o Estado, todas as linhas do Sistema Transcol irão atender os capixabas normalmente na quinta e sexta-feira. Apesar das medidas de flexibilização, o Estado reforça que as regras de distanciamento e limite de pessoas, uso de máscara e disponibilização de álcool em gel deverão ser cumpridas
Ponto facultativo na Serra
Conforme informado anteriormente pelo TEMPO NOVO, a Prefeitura da Serra decidiu decretar ponto facultativo na próxima quinta (3) e sexta-feira (4) em virtude das tradições culturais de Corpus Christi. Com isso, servidores poderão contar com um ‘feriadão’, já que terão os dois dias úteis, além de sábado (5) e domingo (6) como período de descanso.
A decisão foi publicada pela administração de Sergio Vidigal como Decreto Municipal nº 1.346, no último dia 28 de maio.
A medida, entretanto, não irá afetar as repartições que desempenham serviços essenciais, que tenham o funcionamento ininterrupto ou regime de escala. Entre elas, por exemplo, está o funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), disque-silêncio e serviço de fiscalização ambiental.
Além disso, o ponto facultativo também não afetará a vacinação contra o coronavírus. Vale ressaltar que, por conta do Decreto, órgãos e entidades da Administração Pública Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional do município não funcionarão nestes dias.