O fim de semana foi agitado nas praias da Serra, mesmo em meio à pandemia que já matou 459 moradores da cidade. O pior de tudo é que nem ao ar livre as pessoas estavam respeitando o distanciamento social, medida essa que é extremamente necessária para evitar o avanço da Covid-19. Os balneários de Bicanga, Manguinhos e Jacaraípe foram os que mais “bombaram” neste sábado (15) e domingo (16).
Na cidade, já são 12.637 casos confirmados e 11.419 pacientes curados. Assim como na semana passada, o TEMPO NOVO recebeu diversas denúncias pelas redes sociais. A reportagem também constatou que os balneários estavam lotados. Inclusive, em Bicanga, três crianças e um jovem passaram um grande aperto ao se afogar no mar. Eles tiveram que ser socorridos por outros populares que estavam no local, além de ser atendidos pelo Corpo de Bombeiros.
O principal problema denunciado por moradores é que as pessoas não utilizam máscaras e ficam próximas uma das outras. Uma leitora afirmou que mantém o isolamento, mas para muitos essa medida já acabou. “Infelizmente o isolamento acabou para alguns. Estou eu aqui grávida me cuidando no que posso. Cheia de vontades de ir a lugares que amo, mas penso duas vezes antes. A minha vida e da minha família está em primeiro lugar”, afirmou Jéssica Freire.
A moradora da Serra ainda cobrou responsabilidade da população. “Mês que vem vou fazer 10 anos de casada e como queria poder viajar ou fazer uma pequena viagem, mas estou eu aqui pensando será que é o momento? Será que é melhor esperar um pouquinho? Minha vontade tem que ser maior do que minha responsabilidade? É algo, que por mais que seja difícil, eu posso esperar”, destacou.
Outra popular, que não quis se identificar, também reclamou da situação. “Não consigo acreditar na falta de empatia de tantas pessoas. A cidade já teve mais de 450 moradores mortos e o povo enchendo as praias. Será que é uma prioridade tão grande assim ir tomar banho de mar? Tenho muito medo da doença avançar ainda mais e voltar a crescer por causa desses irresponsáveis”, afirmou uma leitora que enviou mensagens para o WhatsApp do TEMPO NOVO denunciando o problema.
Prefeitura cobra colaboração da população
A Prefeitura da Serra disse à reportagem que está realizando ações de orientação pelo cumprimento de distanciamento social. Destacou ainda que é preciso que a população faça a sua parte e cumpra as recomendações do poder público, evitando aglomerações e utilizando máscaras de proteção.