Categories: Economia

Papelarias vendem até 300% a mais e contratam temporários

Edson e Maristela tocam a papelaria Pinte e Borde, na Serra-sede, que contratou mais três funcionários este mês. Foto: Fábio Barcelos

Clarice Poltronieri

Faltando uma semana para o retorno das aulas – a rede pública de ensino retorna no dia 5 de fevereiro e a maior parte das escolas particulares também – as papelarias da Serra se preparam para o período do ano mais lucrativo no setor e contratam vendedores temporários.

O aumento no movimento das papelarias pode ser até 300% maior que nos demais dias do ano e para este ano é esperada uma melhora nas vendas em relação ao ano passado, cujas vendas foram prejudicadas pela crise na segurança pública.

Em Jacaraípe, o proprietário da Torre de Papel, Hítalo Luiz Borsoi, contratou mais um funcionário para o período. “Nos 20 dias que antecedem a volta às aulas, vendemos 300% mais que nos demais dias do ano. E este ano esperamos um aumento de 5 a 10% em relação ao mesmo período do ano passado, já que teve uma pequena melhora na economia e os mineiros, que são boa parte de nossos clientes, estão de volta. No ano passado a greve da polícia nos prejudicou”, explica.

O sócio-Proprietário da Rabisco, em Bairro de Fátima, Hélio Albergaria, também espera melhora. “A greve da polícia no ano passado foi justamente no período de mais movimento do nosso setor. Este ano temos expectativa de crescimento de 10 a 15% e contratamos mais dois funcionários para trabalhar no período que vai do final de janeiro até o carnaval, pois nosso movimento aumenta cerca de 40%”, aponta.

Na Serra-Sede o sócio proprietário da Pinte e Borde, Edson Quintino do Nascimento, também está animado. “Nessa época aumenta o movimento em torno de 50% e este ano esperamos que as vendas sejam uns 5% maiores que ano passado, que foi prejudicado com a crise da segurança pública. Contratamos mais três funcionários para o período.

Tecnologia ganha espaço entre livros e papeis

Há tempos as papelarias vêm mudando o perfil dos produtos que vendem. Os itens tecnológicos como pen drives, mouses, teclados e outros acessórios de informática vem ocupando o espaço, antes exclusivos, de cadernos, papeis, livros, lápis e borrachas.

O professor do curso de Sistemas da Informação do Ifes da Serra, Marcos Simão Guimarães, disse que a mudança no perfil de produtos vendidos nas papelarias é inevitável.  “O caderno e os livros didáticos ainda são dominante na nossa realidade. Mesmo num curso de tecnologia, apenas de 10 a 15% dos alunos usam aparatos tecnológicos. A informatização vai tirar alguns produtos da linha de papelaria e abrir novos campos. Quem se adaptar às realidades digitais vai ficar no mercado. Os livros didáticos, por exemplo, devem seguir essa tendência. Mas uma revolução digital total neste campo ainda vai demorar”, observa.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Ano Novo: feiras livres da Serra acontecem nesta terça (31)

De acordo com o Departamento de Posturas, na última semana do ano, feiras que funcionam às quartas serão antecipadas para…

6 minutos atrás

Último fim de semana de 2024 será nublado na Serra

O dia amanheceu nublado neste sábado (28) em Jacaraípe/ Foto: Ana Paula Bonelli O último sábado (28) e domingo (29)…

14 minutos atrás

Eleição da Câmara da Serra deve reconduzir Saulinho à presidência e assegurar estabilidade

Estão com Saulinho os seguintes vereadores eleitos: Leandro Ferraço (PSDB); Pequeno do Gás (PSD); Cabo Rodrigues (MDB); Teilton Valin (PDT);…

28 minutos atrás

Servidores da Serra terão reajuste no tíquete-alimentação; veja novo valor

Servidores da Serra terão reajuste no tíquete alimentação; anúncio deve ser feito pelo prefeito eleito, Weverson Meireles, e pelo prefeito…

17 horas atrás

Estado terá redução de 5% no ICMS do Gás Natural Veicular

A nova alíquota é válida a partir de janeiro A redução na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e…

20 horas atrás

Após especulações sobre Hartung, Casagrande cita greve da PM e culpa gestão do ex-governador

O governador Renato Casagrande. Foto: Divulgação Na semana em que o ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, sinalizou a possibilidade…

20 horas atrás