O deputado estadual Vandinho Leite (PSDB) protocolou, hoje (18), um projeto de lei que pede que os planos de saúde disponibilizem vacinas contra a Covid-19 aos seus conveniados. A medida visa desafogar a busca por imunização na rede pública, garantindo que o acesso às vacinas cubra a população que depende do serviço público de saúde, com prioridade para os profissionais da área, os grupos de risco, os professores e os moradores das periferias.
Na justificativa da proposta, o parlamentar destaca que o principal objetivo é salvar vidas. A medida também visa à distribuição de imunizantes em diversas frentes. “Com a obrigação de os planos de saúde fornecerem vacinas aos seus usuários, aumentamos as possibilidades de mais pessoas serem atendidas pelo serviço público de saúde, desafogando a rede”, afirmou.
Vandinho também cita auxílio ao Estado com o projeto. “É importante destacar que essa é mais uma medida no combate à Covid-19, e que irá auxiliar o Estado no enfrentamento à pandemia”, ressaltou.
Após ter sido protocolado, o projeto seguirá os trâmites necessários, sendo posto em pauta assim que a Assembleia retornar com o expediente legislativo na Casa. “Pedirei agilidade na tramitação e votação da proposta, para que ela seja aprovada o quanto antes”, finalizou.
Serra vai receber doses da vacina contra o coronavírus nesta terça
A Serra vai receber nesta terça-feira (19), juntamente com os outros 77 municípios capixabas, as doses de vacina contra o coronavírus. A afirmação foi feita pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, durante entrevista à CNN Brasil na manhã desta segunda-feira (18). De acordo com ele, caso o primeiro lote do imunizante chegue até as 15h, o Governo do Estado vai iniciar a campanha de vacinação com profissionais de saúde às 17 horas no Hospital Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras.
Enquanto aguarda a entrega das doses, a Prefeitura da Serra está preparando o sistema de Saúde do Município para atender melhor a população. Nessa primeira etapa, somente idosos que estão internados em instituições de longa permanência e profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus serão vacinados. Ainda não se sabe quantas doses a Serra irá receber.