Toda semana os moradores do município são surpreendidos com cortes de água e energia para manutenção programada. Outro ponto de tensão está nos altos valores das faturas, incluindo a cobrança da taxa de esgoto, que encarece a conta de água em 80%.
No Plano de Governo, Vandinho detalha que esse Centro de Defesa do Consumidor vai garantir as ferramentas para que a população faça valer seus direitos.
“Pensado no sofrimento do povo serrano com os desmandos vivenciados principalmente pela EDP e Cesan, a criação do Centro de Proteção Municipal de Defesa do Consumidor será fundamental, pois irá colocar a disposição do cidadão todas as ferramentas necessárias para combater os abusos cometidos”, disse.
Vandinho explica que o local vai agregar o Procon municipal, parte da Guarda Municipal, a Defensoria Pública e haverá espaço para atuação do Ministério Público.
“Na Serra, EDP e Cesan cortam os serviços toda semana, sob o argumento de manutenção, não observamos essa prática com a mesma frequência nos demais municípios. Milhares de pessoas ficam sem água e energia, e os valores das faturas só aumentam. Ao cortar a água, ocorre do ar entrar na tubulação, e quando a Cesan religa o sistema, esse ar é computado como água. Estudos já comprovaram que dependendo da frequência de corte, o ar na tubulação pode significar um encarecidamente artificial de até 40% na conta”.
Vandinho também questiona o serviço de esgotamento sanitário, que desde 2015 é de responsabilidade de uma empresa privada parceira da Cesan. “Pagamos uma taxa de esgoto muito cara e não estamos vendo os resultados em nossos mananciais, está tudo tomado pela poluição, desde as praias, lagoas e córregos. Ainda não observamos investimentos no setor de tratamento de esgoto. Esse Centro vai buscar fazer justiça, pois se pagamos ar na água ou pagamos taxa e o esgoto não é tratado adequadamente, é crime contra o consumidor”, detalhou.
Sobre o serviço de distribuição de energia elétrica, Vandinho questiona o sistema BT0 utilizado pela EDP (que na prática é um sistema de leitura digital de consumo); ele também citou as “excessivas” multas aplicadas na população.
“Como deputado fiz denúncias em todos os órgãos possíveis, por fraude na conta de luz. Na prática a empresa usa um sistema eletrônico de medição de consumo que é passível de fraudes e que foi proibido no Rio de Janeiro. Quando a empresa instalou o BT0 na Serra a conta de luz de todo mundo aumentou. Além disso, orientei centenas de pessoas que foram injustamente multados. Ninguém fiscaliza e ocorrer inúmeros abusos. Esse Centro vai dar suporte para quem se sentir lesado e quer buscar seus direitos. Vou cobrar agilidade nos processos”, explicou Vandinho Leite.
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