A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) entregou, neste fim de semana, mais 47 leitos exclusivos para o atendimento de pacientes com acometidos pela Covid-19 – doença causada pelo coronavírus. Hospital Estadual Dório Silva, na Serra. Serão disponibilizados à população mais 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 15 de semi-intensivo e 12 de enfermaria, passando de 81 para 128 leitos exclusivos na unidade. A expansão é mais uma ação do Programa Estadual “Leitos para Todos”.
“Quase todos os dias estamos abrindo leitos, aumentando a capacidade de atendimento, tentando sempre estar um passo à frente do vírus. No entanto, a situação está no limite. Estaríamos de forma presencial abrindo estes leitos, mas a demanda está tão grande que tivemos que usá-los ainda na madrugada. A quarentena é necessária para que possamos reduzir a interação entre as pessoas e frear o contágio da doença. Estamos no pior momento da pandemia até agora e contamos com a colaboração de todos. Sempre digo que os leitos não salvam todas as vidas, mas ter esse atendimento dá dignidade ao paciente”, pontuou o governador Renato Casagrande.
O subsecretário de Estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Gleikson Barbosa, reforçou a importância dessa nova expansão de leitos. “Com o programa ‘Leitos para Todos’ buscamos ampliar e garantir o acesso da população aos leitos. No cenário em que vivemos, ressaltamos o esforço do Governo do Estado nesta garantia”, afirmou.
O Programa Estadual “Leitos para Todos” foi instituído pelo Governo do Espírito Santo em abril de 2020, por meio da Portaria Nº 071-R, como estratégia de qualificação e reestruturação da rede de atenção à saúde e fortalecimento do papel da regulação do Estado, com o objetivo de garantir o acesso à atenção hospitalar a todos os pacientes que desenvolverem formas graves da Síndrome Respiratória Aguda Grave, entre elas, o novo Coronavírus (Covid-19).
Deste modo, a Secretaria da Saúde (Sesa) estruturou uma ampla reforma nas áreas físicas das unidades hospitalares próprias e também um processo de contratualização de leitos em hospitais filantrópicos, federais e privados.
Diariamente, o Governo do Estado atualiza os dados da ocupação de leitos hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba (clique aqui para acessar).
Taxa de ocupação de leitos
No Dório Silva, após a ampliação de leitos, a taxa de ocupação caiu da casa dos 90% para 66,96%. Já no Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, a ocupação de leitos para pacientes com Covid-19 está em 91,72% e a situação é mais preocupante.