Especial: pandemia de coronavírus

Para evitar colapso, Casagrande abre mais leitos de UTI no Hospital Dório Silva, na Serra

Governador e secretário de saúde do ES: 18 leitos foram entregues no Hospital Dório Silva. Foto: Hélio Filho | Secom

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), entregou, nesta segunda-feira (15), mais 18 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Estadual Dório Silva, na Serra, para o atendimento exclusivo a pacientes com casos graves da Covid-19. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande (PSB), durante transmissão ao vivo pelas redes sociais, e a medida é para evitar possível colapso por falta de leitos.

“Estamos abrindo mais 18 leitos de UTI para fazermos a gestão na luta contra a Covid-19. Bom que a gente continue com essa política de abertura de leitos. O Espírito Santo tem o maior número de leitos per capita do Brasil. Vamos abrir mais 22 leitos de UTI no hospital estadual em São José do Calçado. Fechamos ontem com 88% de ocupação de leitos de UTI. Estamos chegando ao nosso limite e essa última noite foi de muita pressão com pacientes demandando leitos”, afirmou o governador.

A ampliação destes leitos faz parte de uma adequação estrutural realizada no Hospital com a reabertura da UTI 3 para o tratamento da Covid-19. Os investimentos estaduais para adequação estão estimados em R$ 65 mil.

Em 2020, o Hospital Dório Silva passou por uma ampla reforma, com obras para ampliação dos leitos pelo “Programa Leitos Para Todos”. Atualmente, com a nova adequação do espaço, a unidade passará a disponibilizar 42 leitos de UTI exclusivos para a Covid-19.

Em sua fala, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, ressaltou que o dia será de reuniões com a rede privada e filantrópica de hospitais do Estado e que a Secretaria está redimensionando a programação de ampliação de leitos.

“Estamos redimensionando a programação de ampliação de leitos para poder responder de maneira adequada ao momento grave de crise. Já estamos com o gabinete de resposta rápida em atividade desde cedo e o final de semana também foi de trabalho. Hoje teremos reuniões com os hospitais privados para desenhar estratégias comuns às redes pública e privada. Também nos reuniremos com os hospitais filantrópicos do Estado”, pontuou Nesio.

O governador informou ainda que estará reunido com os chefes dos Poderes, empresários e lideranças da sociedade civil para a preservação da capacidade de atendimento. “O momento exige responsabilidade de cada um. A situação se agravou muito no Brasil e também no Espírito Santo. Infelizmente, vemos muitas pessoas se aglomerando, fazendo festas”, afirmou Casagrande.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Grande empresária da Serra, Aline Bianca morre após desfilar como musa no Carnaval de Vitória

Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…

2 horas atrás

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…

6 horas atrás

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…

6 horas atrás

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…

10 horas atrás

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…

10 horas atrás

Homem vai à escola e ameaça mãe e filha com facão na Serra

Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…

10 horas atrás