Conteúdo de Marca

Para que o tratamento de esgoto aconteça, imóveis precisam estar ligados às redes

Foto: Divulgação

A universalização do acesso aos serviços de tratamento de efluentes na Serra está próxima, e, até o momento, o município conta com 90% de cobertura de redes de esgoto. No entanto, por mais que exista a disponibilidade de sistemas de esgotamento sanitário em vários bairros da cidade, 21 mil imóveis que têm acesso a essas estruturas não estão ligados a elas. A parceria público-privada (PPP) entre a Ambiental Serra e a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) alerta para que as pessoas liguem as residências às redes, pois, somente com essa cooperação, o esgoto pode ser tratado.

A não conexão dos imóveis aos sistemas resulta no despejo do esgoto em locais indevidos, como corpos hídricos e lugares a céu aberto. Isso é negativo para a população, pois várias doenças são causadas pela água residual, e para o meio ambiente, com a poluição de rios, córregos, mares.

Uma pesquisa recente do Instituto Trata Brasil, que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público com o objetivo de estudar e acompanhar os temas relacionados aos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do Brasil, revelou que à medida que os investimentos em esgotamento sanitário foram alavancados na Serra, a taxa de internação por doenças de veiculação hídrica ou respiratória registrada no município reduziu 39% no período de 2010 a 2019.

O tratamento de esgoto contribui para a qualidade de vida das pessoas, preservação do meio ambiente, valorização de imóveis e de atividades econômicas. Os dados do Instituto Trata Brasil, por exemplo, mostram o impacto positivo desse trabalho para a saúde da população serrana. A PPP está investindo para universalizar o acesso ao serviço no município, mas, ao mesmo tempo, precisa da colaboração dos moradores, pois o esgoto só é tratado se for direcionado para as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), sendo que, para isso, é necessário a casa estar conectada aos sistemas.

Contato com a Cesan

A responsabilidade de realizar a ligação do esgoto do imóvel na rede é dos moradores, prevista em lei federal; aqueles que não ligam, são fiscalizados por órgãos públicos competentes. Se já existe ponto de interligação (PI) instalado na frente de sua casa, você pode fazer a ligação da sua residência a ele e entrar em contato com o número 115 (que é a central de atendimento da Cesan) a fim de comunicar a conexão.  Se não há PI presente na sua calçada, ligue para o 115 e peça a instalação dele — o telefonema é gratuito e o atendimento funciona 24h.

PPP

A Ambiental Serra firmou, desde 2015, uma parceria público-privada (PPP) com a Cesan a fim de realizar a implantação e a manutenção do sistema de esgotamento sanitário da Serra. Por meio dessa união, a cobertura das redes de esgoto no município saltou de 58% para 90%, com 1,2 bilhão de litros de efluentes sendo tratados por mês.

Conteúdo de Marca

O conteúdo patrocinado não é reflete a opinião do Tempo Novo, mas é de responsabilidade dos seus autores.

Últimas postagens

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

6 minutos atrás

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

2 horas atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

2 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

10 horas atrás

Cruz da Vida promove mutirão de especialidades médicas em igreja da Serra

O mutirão irá ofertar atendimentos em diversas especialidades realizados por ordem de chegada Divulgação O projeto Cruz da Vida está…

16 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

17 horas atrás