A disputa pelo comando da Prefeitura da Serra fica ainda mais acirrada no segundo turno, já que apenas dois candidatos concorrem ao cargo de chefe do Executivo. E para conquistar eleitores vale de tudo um pouco, até mesmo se descolar dos seus padrinhos políticos. É o caso de Fábio Duarte (Rede) – candidato de Audifax Barcelos (Rede) para sucessão – que mudou sua postura e agora usa como estratégia a tentativa de desvincular sua imagem do atual prefeito para se vender como o ‘novo’ e a única opção de ‘renovação’ nesta eleição.
Nos bastidores, a avaliação é de que a tática de emplacar que “Audifax é Fábio e Fábio é Audifax” já cumpriu seu papel, promovendo a transferência do eleitorado do chefe do Executivo para seu candidato, que chegou ao segundo turno com 19,39% dos votos. No primeiro turno, a estratégia era outra. Tanto que o prefeito da Serra foi para as ruas fazer campanha e tentar emplacar a sua aposta de sucessão.
Inclusive, por diversas vezes, o atual chefe da administração municipal disse que a única forma de dar continuidade ao seu trabalho era a população apoiar o seu candidato. Mas agora, com o início do segundo turno das eleições municipais, Fábio trocou suas imagens das redes sociais, mudou suas artes de campanha e tenta dar mais destaque para sua candidata a vice-prefeita, Renata Sepulcro (Rede), ao invés de Audifax.
O próprio prefeito também deixou de fazer campanha para Fábio nas ruas da cidade e também não circulou mais suas mensagens de áudio que rodavam a cidade com um trio elétrico – o que era ilegal. Os áudios afirmavam o bordão “Audifax é Fábio e Fábio é Audifax”. O padrinho de Duarte também desapareceu das redes sociais desde o domingo (15). Por lá, ele pedia votos para seu candidato todos os dias, com vídeos, imagens e textos.
Já no perfil oficial do candidato no Facebook, foram seis postagens desde o início desta semana. Em nenhuma delas, foi mencionado o nome de Audifax. Além disso, nas publicações, há frases como “vamos construir uma nova Serra juntos”.
Tudo indica que a identidade visual do material de campanha para as ruas de Fábio também sofrerá modificações. No primeiro turno, apenas Audifax e Fábio apareciam nas placas de residências e principais folhetos. Caso siga o mesmo padrão das redes sociais, a campanha do candidato também dará mais destaque à candidata a vice-prefeita nas publicidades que serão espalhadas pela cidade.