Categories: Política

Para vice da Findes Zona Franca do ES deve ser na Serra

Jolhiomar, Zanotelli e Rose: cidade tem vocação, mas lideranças vão precisar de muita articulação política para conseguir trazer a Zona Franca do Espírito Santo. Fotos: divulgação / Bruno Lyra

Clarice Poltronieri

A Serra vai tentar atrair para seu território a Zona Franca do Espírito Santo (ZFES). O projeto de lei que cria a Zona Franca está tramitando no senado e é de autoria da senadora Rose de Freitas (PMDB). A proposta é criar a área de livre comércio de importação e exportação com incentivos fiscais especiais.

Segundo o coordenador de governo da Prefeitura da Serra, Jolhiomar Massariol, a cidade vai investir na articulação política para ficar com a Zona Franca.

 “Já estamos preparando os argumentos para quando chegar o momento dos municípios levantarem suas justificativas para receber o projeto. A Serra tem uma logística favorável: temos área; proximidade com o porto e aeroporto; o Terminal Intermodal, e o projeto para ter aeroporto de cargas no futuro” elenca.

Para o 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), José Carlos Zanotelli, a Zona Franca deve ser ficar na Serra. “Provavelmente será na Serra devido à logística da cidade. Neste momento depende apenas da força política para viabilizar a instalação da ZFES, que vai atrair novos empregos e mais investimentos”, afirma.

Se aprovada, a ZFES deve ocupar uma região delimitada, em geral próxima a portos, onde entram mercadorias nacionais ou estrangeiras sem a cobrança de tarifas alfandegárias normais. Com isso, produtos nacionais ou nacionalizados destinados a pecuária, recursos minerais e matérias-primas de origem agrícola ou florestal, agropecuária e piscicultura ficam isentos dos Impostos de Produtos Industrializados (IPI) e de Importação (II).

Armas e munições, veículos de passageiros, bebidas alcoólicas, fumo e derivados, estão excluídos da isenção.

O projeto já foi aprovado na Comissão de Desenvolvimento Regional de Turismo (CDR) e está na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Depois segue para a Constituição de Justiça (CCJ). Se todas as comissões derem pareceres favoráveis, segue para votação na Câmara dos Deputados.

Questionada se a Serra seria o município escolhido para receber a Zona Franca, a assessoria da senadora disse que ainda não havia definição, pois há uma “série de articulações a serem feitas”.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

1 dia atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

1 dia atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

1 dia atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

1 dia atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

2 dias atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 dias atrás