Categories: Política

Para vice da Findes Zona Franca do ES deve ser na Serra

Jolhiomar, Zanotelli e Rose: cidade tem vocação, mas lideranças vão precisar de muita articulação política para conseguir trazer a Zona Franca do Espírito Santo. Fotos: divulgação / Bruno Lyra

Clarice Poltronieri

A Serra vai tentar atrair para seu território a Zona Franca do Espírito Santo (ZFES). O projeto de lei que cria a Zona Franca está tramitando no senado e é de autoria da senadora Rose de Freitas (PMDB). A proposta é criar a área de livre comércio de importação e exportação com incentivos fiscais especiais.

Segundo o coordenador de governo da Prefeitura da Serra, Jolhiomar Massariol, a cidade vai investir na articulação política para ficar com a Zona Franca.

 “Já estamos preparando os argumentos para quando chegar o momento dos municípios levantarem suas justificativas para receber o projeto. A Serra tem uma logística favorável: temos área; proximidade com o porto e aeroporto; o Terminal Intermodal, e o projeto para ter aeroporto de cargas no futuro” elenca.

Para o 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), José Carlos Zanotelli, a Zona Franca deve ser ficar na Serra. “Provavelmente será na Serra devido à logística da cidade. Neste momento depende apenas da força política para viabilizar a instalação da ZFES, que vai atrair novos empregos e mais investimentos”, afirma.

Se aprovada, a ZFES deve ocupar uma região delimitada, em geral próxima a portos, onde entram mercadorias nacionais ou estrangeiras sem a cobrança de tarifas alfandegárias normais. Com isso, produtos nacionais ou nacionalizados destinados a pecuária, recursos minerais e matérias-primas de origem agrícola ou florestal, agropecuária e piscicultura ficam isentos dos Impostos de Produtos Industrializados (IPI) e de Importação (II).

Armas e munições, veículos de passageiros, bebidas alcoólicas, fumo e derivados, estão excluídos da isenção.

O projeto já foi aprovado na Comissão de Desenvolvimento Regional de Turismo (CDR) e está na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Depois segue para a Constituição de Justiça (CCJ). Se todas as comissões derem pareceres favoráveis, segue para votação na Câmara dos Deputados.

Questionada se a Serra seria o município escolhido para receber a Zona Franca, a assessoria da senadora disse que ainda não havia definição, pois há uma “série de articulações a serem feitas”.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Ação de fiscais da Prefeitura desmonta ocupação irregular em Cidade Pomar

Uma ação integrada com fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) resultou…

4 horas atrás

Homem pede para fazer test-drive e rouba caminhonete que queria comprar na Serra

O homem pediu para fazer um test-drive e roubou a caminhonete que afirmou que gostaria de comprar, na Serra. Crédito:…

9 horas atrás

Grupo Curtição celebra 9 anos com festão no Arpoador, na Serra

O grupo de pagode Curtição completa nove anos de estrada e prepara uma grande festa para comemorar a data. O…

9 horas atrás

Servidores da Serra não podem receber abono este ano; entenda o motivo

Servidores da Serra não podem receber abono este ano; entenda o motivo. Crédito: Divulgação Com a proximidade do final do…

10 horas atrás

Guarda Municipal da Serra aborda 12 ônibus em operação na Avenida Norte Sul

Na última segunda-feira (11), a Operação Coletivo Seguro, realizada pela Guarda Municipal da Serra, abordou 12 ônibus que transportavam cerca…

10 horas atrás

A importância da prevenção da Leishmaniose

A leishmaniose não é uma doença transmitida diretamente de um cão para outro, mas sim através da picada de mosquitos…

11 horas atrás