Por Thiago Albuquerque
Medalha de prata na prova dos 1500 metros categoria T11 nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, disputado no início deste mês, a corredora Renata Bazone Teixeira foi homenageada na tarde da última quarta-feira (26) com a medalha Roberto Siqueira Costa, da Serra.
O prêmio que a serrana ganhou é cedido a atletas da cidade que tem destaque nacional e internacional.
Renata moradora do bairro Porto Canoa na Serra conseguiu um feito muito importante para o município. O que chamou atenção, é que essa foi a primeira competição internacional da carreira da corredora.
Ela que já tem na bagagem um tricampeonato brasileiro da categoria T11, começou com pé direito em competições internacionais.
“A experiência no Canadá foi muito boa. Não fiquei nervosa por ser a primeira competição fora do país. Fiz uma boa prova, afinal estava muito focada e não queria decepcionar as pessoas que estão ao meu redor: meu técnico, meus guias e todas aquelas pessoas que torceram por mim”, revelou Renata.
Treinamento e competições
Renata treina em dois períodos, cinco vezes por semana. Ela embarca em setembro para São Paulo para disputar a 2ª Fase do Campeonato Paralímpico Brasileiro.
Logo depois, em outubro, ela vai encarar em Doha, no Catar, o seu maior desafio do ano. “Vou ao Catar
disputar o Mundial da categoria, e a expectativa é a melhor possível. Apesar de ser uma competição mais disputada, com atletas do mundo todo, estou treinando bastante para ganhar a medalha de ouro”, finalizou.
Benefício
Diante dos bons resultados em competições nacionais e internacionais, o secretário Ronaldo Schmidt revelou que a intenção é incluir a atleta entre os
beneficiados da Lei Roberto Siqueira da Costa, que oferece benefício mensal para custeio de passagens e treinamentos de até R$ 1.050.
“Estamos analisando a Lei e vamos fazer o possível para incluí-la entre os atletas que recebem o benefício”, explicou o secretário.