Categories: Esporte

Paratleta do ciclismo, natação e rugby agora pega ondas nas praias da Serra

Felipe está fazendo aulas há quase cinco meses. Foto: Juliano Moulin

Por Thiago Albuquerque

Iniciar uma modalidade esportiva para muitas pessoas é um grande desafio. Agora, imagina para o paratleta Felipe Barbosa Ramos, que disputou profissionalmente o paraciclismo, rugby em cadeira de rodas, natação e agora está aprendendo o tênis e o surf? O atleta está se entregando e treinando a nova categoria esportiva nas praias de Jacaraípe.

Há quase cinco meses aprendendo o surf, o serrano está fazendo aulas na Moulin Surf School, do surfista Juliano Moulin. E Felipe fala como e o que o inspirou a aprender o surf. “Eu sempre gostei, surfava quando era mais novo, e depois com estudo e trabalho me afastei, mas sempre acompanhei. Outra coisa que me animou foi quando vi Carlos Kill, paraplégico de Cariacica que pega altas ondas, e depois da inspiração meti a cara no surf”, conta ele.

Daí para frente o paratleta serrano foi fazer a primeira aula de surf, e contou quais dificuldades encontrou. “A primeira aula foi muito maneira, e mesmo deitado é difícil o equilíbrio, remar e descer na onda é um desafio a parte”, detalha.

Felipe conta que o esporte é tudo na vida dele. “Agarrei para minha vida, este ano não estou competindo ainda, mas já estou vendo algo para o surf e o tênis. Nunca comecei algum esporte para competir, mas tudo pode acontecer. É adrenalina, é vida, é bom demais, gosto de me divertir e vou levando a vida através do esporte, o que é muito bom para o corpo também no meu caso”, conclui ele.

Acidente em Itaúnas

Sua história no esporte começou intensamente há quase dez anos, quando num acidente de carro em Itaúnas, ficou tetraplégico. Desistir de tudo era o que passava incessantemente na cabeça de Felipe, mas ele encontrou no esporte a resposta para uma melhora. A partir daquele momento, o esporte passou a significar mais que lazer, representava vida. “Foi essencial na minha recuperação, ajudando na parte física e também na inclusão. Percebi melhoras gradativas nas minhas funções e equilíbrio de tronco”, destaca.

Veja o vídeo do serrano pegando uma onda abaixo: 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Unidade Básica de Saúde de Chácara Parreiral é entregue revitalizada

Prefeitura da Serra Inaugura a Revitalização da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Chácara Parreiral/ Foto: Samuel Chahoud Na…

6 horas atrás

Ano Novo: feiras livres da Serra acontecem nesta terça (31)

De acordo com o Departamento de Posturas, na última semana do ano, feiras que funcionam às quartas serão antecipadas para…

6 horas atrás

Último fim de semana de 2024 será nublado na Serra

O dia amanheceu nublado neste sábado (28) em Jacaraípe/ Foto: Ana Paula Bonelli O último sábado (28) e domingo (29)…

6 horas atrás

Eleição da Câmara da Serra deve reconduzir Saulinho à presidência e assegurar estabilidade

Estão com Saulinho os seguintes vereadores eleitos: Leandro Ferraço (PSDB); Pequeno do Gás (PSD); Cabo Rodrigues (MDB); Teilton Valin (PDT);…

7 horas atrás

Servidores da Serra terão reajuste no tíquete-alimentação; veja novo valor

Servidores da Serra terão reajuste no tíquete alimentação; anúncio deve ser feito pelo prefeito eleito, Weverson Meireles, e pelo prefeito…

23 horas atrás

Estado terá redução de 5% no ICMS do Gás Natural Veicular

A nova alíquota é válida a partir de janeiro A redução na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e…

1 dia atrás