Renato Ribeiro
O sonho de qualquer atleta profissional é um dia representar o seu país em alguma competição internacional. Para o paratleta de Jiu-Jitsu,Wesley Silva Monteiro, esse sonho parece está perto de se concretizar.
É que no último dia 01 de março, Wesley, que é morador de Bairro de Fátima, recebeu da Federação Brasileira de Jiu-Jitsu (FBJJ), a convocação para representar o país no campeonato de Parajiu-Jitsu Abu Dhabi World Professional Jiu-Jitsu Championship 2018, na capital dos Emirados Árabes Unidos.
Porém o lutador não sabe se poderá disputar a competição, a ser disputada entre os próximos dias 15 e 28 de abril, pois precisa de apoio financeiro para viajar.“Hoje eu tenho alguns amigos que me ajudam, o pessoal da Roots Açaí e do Projeto SER, que dão apoio com as taxas de inscrição. Mas os custos com passagem, estadia e até mesmo da renovação do meu passaporte, não tenho como arcar. Se não conseguir apoio, infelizmente não poderei disputar”, desabafa.
E a barreira financeira é mesmo a mais difícil para Wesley, que possui seqüela resultante de uma paralisia cerebral. “Um dia fui ver o treino e conheci um cara que me deu uma bolsa e uma oportunidade para treinar. Com ele estou até hoje, é o mestre Monteiro da equipe CheckMat. Graças a ele e a Deus, já fui campeão Brasileiro, Sul-americano e Mundial, títulos conquistados lutando com atletas sem deficiência. Nunca enxerguei na minha deficiência uma limitação para o esporte”, resume o paratleta.