A parceria entre moradores, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) com apoio de empresas privadas para a proteção da restinga da praia de Bicanga já começa a dar frutos. É que mais de 65% de uma extensão de 1,3 km da praia já está cercada com toras de eucalipto tratado e cordas, para evitar pisoteio, churrasco e até estacionamento de carros sobre a vegetação, que é de preservação permanente.
De acordo com a vice-presidente da comunidade, Luiza Marilaque, a ideia de cercar a restinga surgiu no ano passado, quando a atual diretoria assumiu a Associação de Moradores. “A ideia surgiu porque Bicanga é um balneário pequeno e é uma das praias que mesmo tendo muito avanço da destruição, ainda conserva um pouco de área verde”, explica.
Luiza ainda disse que procurou a Prefeitura através da Semma, esta se prontificou a ceder a mão de obra e as mudas para o plantio, que será realizado numa próxima etapa após a conclusão do cercamento. Já as cercas, foram cedidas por parceiros privados.
“Ainda estamos na primeira fase do cercamento central e frontal. Depois vem o lateral. Em cada rua do bairro que dá acesso ao balneário estamos fazendo a entrada para que os pedestres possam ir para a praia sem passar por cima da restinga”, conta.
Quiosques
Com a ação as áreas de quiosque também sofrerão mudanças. A área de utilização pelos estabelecimentos foi definida com extensão de 12 metros lineares para cada quiosque. De acordo com Luiza, a Secretaria de Meio Ambiente prometeu realizar uma reunião com os proprietários. “Esperamos que a prefeitura converse com eles, para que eles possam a manter a restinga”, concluiu a vice-presidente.