Alunos atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais da Serra (Apae) estão tendo oportunidade de trabalhar e ser remunerados. Tudo isto por conta de uma parceria entre a entidade e o Instituto Cooperforte, do Distrito Federal.
Por meio da parceria, surgiu o projeto ‘Capacitar para Incluir’ que foi idealizado com o objetivo de capacitar quarenta adolescentes e jovens com idade entre 16 e 29 anos, com capacidade laboral, ou seja, que estejam aptos para o trabalho.
O projeto foi iniciado este ano, em abril e a frente da coordenação está a psicóloga Karina Martins Costa Avancini.
E o projeto já está colhendo seus frutos. A Rede de Supermercados Carone, é uma das parceiras do projeto e participa oferecendo oportunidade de empregabilidade aos alunos.
“Desde o início do curso, há 02 meses, já foram realizados cinco encaminhamentos para seleções e entrevistas com 100% de aprovação. Outras empresas já se mostraram atentas ao trabalho que a APAE da Serra vem realizando, buscando parcerias para palestras informativas sobre a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e para a contratação dos adolescentes e jovens atendidos pela instituição”, destaca.
Segundo ela, a primeira turma do projeto, fez um curso profissionalizante de Culinária. Serão 144 horas de carga horária total com data para finalizar o curso no final de Janeiro de 2020. “Este está dividido em quatro módulos, culinária, formação cidadã, rotinas administrativas e informática e educação financeira. Acreditamos que através do treinamento vocacional aliado à capacitação profissional, nossos alunos terão a oportunidade de vivenciar novas experiências e exercer atividades laborais, garantindo não só espaço no mercado de trabalho, mas exercendo verdadeiramente sua cidadania”, conta.
O Projeto conta com um Núcleo Gestor composto por equipe psicossocial, empresas parceiras, alunos do curso e seus familiares, gestores da instituição e do instituto. “Através de reuniões, o Núcleo Gestor vem traçando estratégias de avaliação e encaminhamento dos alunos ao mercado de trabalho, bem como a identificação de novas empresas parceiras que têm um olhar social, não apenas visando o cumprimento de Leis Trabalhistas (Leis de Cotas), mas que acreditam no potencial da pessoa com deficiência”.
A empresa que quiser se tornar parceira do projeto pode entrar em contato através do telefone: (27) 99871-4346/(27)3298-3000 ou email do projeto: capacitarparaincluir.serra@apaees.org.br. Os telefones e o email também podem ser acionados para solicitação de palestras.