Alunos atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais da Serra (Apae) estão tendo oportunidade de trabalhar e ser remunerados. Tudo isto por conta de uma parceria entre a entidade e o Instituto Cooperforte, do Distrito Federal.
O projeto ‘Capacitar para Incluir’ foi idealizado com o objetivo de capacitar quarenta adolescentes e jovens com idade entre 16 e 29 anos, com capacidade laboral, ou seja, que estejam aptos para o trabalho. Os atendidos possuem deficiência intelectual.
O projeto foi iniciado este ano, em abril e a frente da coordenação está a psicóloga Karina Martins Costa Avancini.
E o projeto já está colhendo seus frutos. A Rede de Supermercados Carone, é uma das parceiras do projeto e participa oferecendo oportunidade de emprego aos alunos. Outro parceiro é o Epa Supermercado, que está admitindo quatro alunos da instituição para as lojas de Laranjeiras e Jardim Camburi.
Um dos contratados é o aluno Winston Christo Cardoso que teve seu primeiro dia de trabalho no último dia 25 de junho no Carone Mall, em Laranjeiras.
“Desde o início do curso, há 02 meses, já foram realizados cinco encaminhamentos para seleções e entrevistas com 100% de aprovação. Através de reuniões, o Núcleo Gestor vem traçando estratégias de avaliação e encaminhamento dos alunos ao mercado de trabalho, bem como a identificação de novas empresas parceiras que têm um olhar social, não apenas visando o cumprimento de Leis Trabalhistas (Leis de Cotas), mas que acreditam no potencial da pessoa com deficiência”, destaca Karina.
A coordenadora ainda frisa que antes do projeto alunos da Apae também eram encaminhados ao mercado de trabalho. “Com o projeto pretendemos expandir essas parcerias para outras empresas de outros segmentos e assim incluir socialmente nossos alunos no mercado”.
A empresa que quiser se tornar parceira do projeto pode entrar em contato através do telefone: (27) 99871-4346ou (27) 3298-3000 ou email capacitarparaincluir.serra@apaees.org.br.