Fortalecer municípios que possuem pontos turísticos no Espírito Santo. Esta é a intenção da parceria que o Sebrae está fazendo com as prefeituras capixabas no intuito de fortalecer o turismo nas regiões que possuem potencial.
E a Serra é uma das cidades que irão participar do programa Fortalece Turismo que trata da capacitação de lideranças para fortalecer os municípios turísticos.
O Fortalece Turismo começou na Serra na terça-feira (11), com uma visita técnica de um consultor do órgão aos principais atrativos e empreendimentos turísticos do município.
O lançamento oficial e início dos encontros com líderes estão previstos para o final do mês de maio, quando acontece a posse dos membros do Conselho Municipal de Turismo para o biênio 2021/2022.
Quem vai acompanhar a visita técnica é o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra (Setur), Thiago Carreiro. Segundo ele, que também é vice-prefeito da cidade, o objetivo do município é atrair esse projeto que visa a Gestão e Desenvolvimento da Serra enquanto destino turístico em parceria com o Sebrae.
“É garantir que tenhamos produtos de qualidade com experiências memoráveis para oferecer aos nossos turistas, elaborar um plano de promoção e divulgação da cidade com o objetivo de gerar resultados e, principalmente, fazer tudo isso com sustentabilidade ambiental, cultural e econômica”, destacou.
O Programa é desenvolvido pela empresa de consultoria Lab Turismo, contratada pelo Sebrae/ES. A empresa tem à frente os consultores especialistas em gestão, marketing e inovação do turismo, Marcela Saad e Richard Alves.
“O Richard Alves é uma referência Nacional na gestão de destinos turísticos e na área da Economia Criativa, Cidades Criativas e Territórios Criativos. Atua há mais de 15 anos na área e em 2021 foi escolhido pela Unesco para desenvolver um circuito gastronômico Nacional para o Ministério do Turismo”, ressaltou Thiago.
O Programa Fortalece Turismo tem como objetivo, capacitar os líderes a contribuir para uma gestão colaborativa do turismo no município da Serra. Essa capacitação se dá por meio de encontros técnicos e reuniões virtuais, presenciais, junto às principais lideranças do setor como, por exemplo, empresários, membros da Comtur, gestores públicos, dirigentes de entidades, entre outros.