Foi lançado na tarde desta terça-feira (26/11) o Programa Estruturante ParklogBR/ES. O projeto, idealizado pelo Governo do Estado em parceria com as prefeituras dos municípios envolvidos e a iniciativa privada, busca potencializar o desempenho logístico, econômico e social das instalações portuárias e outros ativos localizados em Aracruz, Colatina, Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Serra e Sooretama.
O ParklogBR/ES tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de terminais portuários, rodovias, ferrovias, aeródromos e áreas empresariais. Esses ativos estarão centralizados na cidade de Aracruz, irradiando para os demais municípios, cada qual desempenhando um papel de acordo com suas vocações específicas. No caso da Serra, o município tem o potencial de se tornar uma espécie de retroárea para apoiar as atividades de Aracruz, com a previsão de construção de novos viários interligando o Civit II, em Laranjeiras, aos portos de Aracruz, por uma rota localizada mais a oeste da ES-010.
O projeto será realizado em etapas, e a primeira delas, o Contorno de Jacaraípe, está quase concluída. Essa obra será a futura Rodovia ES-115, que ligará o Civit II a Nova Almeida, passando por fora de Jacaraípe, com inauguração prevista para fevereiro de 2025.
Esse projeto será conectado à construção de dois contornos rodoviários destinados a desviar o trânsito pesado do centro de Aracruz e facilitar o acesso dos portos à Rodovia BR-101. Essas iniciativas, juntamente com outras melhorias, representam um investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão e prometem criar um novo corredor rodoviário alternativo à ES-010 e à BR-101, permitindo que as empresas da Serra estejam a apenas 30 minutos do centro portuário de Aracruz.
Essa proposta posicionará a Serra como uma grande prestadora de serviços para apoiar as atividades de Aracruz, atuando como uma retroárea para operações de suporte logístico, incluindo movimentação, armazenamento e distribuição de cargas. A cidade desempenhará um papel fundamental no funcionamento do sistema portuário, servindo como elo entre os portos e os meios de transporte terrestres. Além disso, a Serra pode fornecer mão de obra qualificada e equipamentos e produtos, especialmente no setor de metalmecânica, no qual é referência e se destaca como o mais forte do Espírito Santo.
O evento de lançamento, realizado no Palácio Anchieta, contou com a presença do governador Renato Casagrande, que instituiu o Comitê Gestor do ParklogBR/ES e destacou o impacto positivo do programa na logística e na economia capixaba.
“O programa vai permitir que o Espírito Santo seja mais eficiente no comércio internacional. Nessa nova fase que iremos viver a partir de 2033, com o fim da vigência dos atuais incentivos fiscais, o comércio internacional se tornará cada vez mais importante. É fundamental para o Estado ter um polo logístico completo naquela região, somando ao que já temos na Grande Vitória e ao que estamos consolidando na região sul”, afirmou o governador.
Casagrande prosseguiu: “Do ponto de vista logístico, o nosso maior ponto de fragilidade é a ligação ferroviária para o interior do país. Por isso, seguimos em contato com o Governo Federal para solucionarmos essa demanda. Além disso, estamos investindo R$ 4 bilhões somente esse ano. De 2019 até hoje são quase R$ 16 bilhões em investimentos. Temos capacidade de seguir com esse mesmo ritmo no próximo ano, tornando o Espírito Santo cada vez mais competitivo e eficiente”.
O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, enfatizou o papel estratégico do ParklogBR/ES no desenvolvimento sustentável e na integração entre o setor público e privado, além de apresentar o programa como uma solução inovadora para os desafios logísticos nacionais.
“Estamos colocando de pé, com estratégia e de forma coletiva, uma estrutura logística diferenciada em termos de Brasil. Portos, aeroportos, ferrovia, ZPE [Zona de Processamento de Exportação], porto seco, malha rodoviária consolidada e em expansão, além de incentivos fiscais muito competitivos. Uma região que já conta com tudo isso e muito mais pode ser a solução logística para o Brasil. São oito municípios com todo esse potencial trabalhado para gerar negócios, mais oportunidades e maia desenvolvimento. Capazes de resultar numa quantidade significativa de novos postos de trabalho, mais empregos e renda”, destacou Ferraço.
Infraestrutura e objetivos estratégicos
A região abrangida pelo programa conta com infraestrutura diversificada, incluindo portos como Portocel, Barra do Riacho e o Porto Imetame, que está em construção e será preparado para receber navios de grande calado, com a primeira atracação prevista para 2025.
Além disso, a região conta com a primeira ZPE privada do Brasil, localizada em Aracruz, e integra os benefícios fiscais da Sudene, o que fortalece sua competitividade para atrair novos investimentos e impulsionar o comércio exterior.
O ParklogBR/ES também busca consolidar a região como um eixo estratégico para as exportações do agronegócio do Centro-Oeste, aproveitando a localização privilegiada e a integração intermodal de sua infraestrutura. O programa é visto como uma oportunidade de promover o crescimento econômico e criar novas oportunidades de emprego e renda para a população capixaba.
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