Neste sábado (27), a Paróquia São José de Calasanz, em Feu Rosa, vai apresentar os estudos realizados com moradores de quatro bairros da Serra que mostram a realidade destes locais e apresentam possíveis soluções para os problemas vividos por elas.
O 1º Fórum Social Comunitário foi articulado pelas pastorais e movimentos sociais sob orientação do pároco e padre Fernando Aguinaga.
Os trabalhos têm como objetivo principal, despertar a consciência dos cristãos em relação as necessidades dos bairros, mobilizando os moradores de regiões como Feu Rosa, Vila Nova de Colares, Nova Zelândia e Ourimar a praticarem a evangélica opção preferencial pelos pobres.
As comunidades apresentam situações sociais graves que condicionam seriamente a vida dos moradores e prejudicam a convivência harmoniosa e as possibilidades de uma vida digna para a população destes locais.
A primeira etapa do Fórum aconteceu entre outubro/novembro por meio de uma pesquisa, da qual cada morador preencheu uma ficha de necessidades apresentando suas percepções nas áreas de infraestrutura, educação, saúde, segurança pública, lazer, esporte, cultura e assistência social.
Os dados, recolhidos pela equipe articuladora, foram compilados e serão apresentados na plenária do Fórum, no dia 27 de novembro, a partir das 14h, no Centro Social São José de Calasanz (Campus I).
Após a Plenária será elaborada uma Cartilha Social com o resultado do Fórum que seguirá junto de um grande abaixo assinado para os órgãos competentes, como um gesto de participação cívica e de cidadania, em busca de diálogo para a resolução das necessidades apresentadas.
Confira alguns registros da primeira etapa do Fórum: