Além de maior e com mais opções de esporte e lazer, o Parque da Cidade vai ganhar novas 500 árvores este ano. O local está passando por obras de expansão, que devem ficar prontas ainda neste semestre.
O Parque, localizado no coração de Laranjeiras, vai receber exemplares de plantas nativas, como Ipê, Pau-Brasil, Pau-Ferro, Quaresmeiras e Pata-de-Vaca. Para que isso seja possível, a Prefeitura contratou um serviço de supressão de espécies de árvores exóticas e invasoras.
A supressão foi devidamente autorizada pelo órgão responsável, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).
A secretária de Meio Ambiente, Áurea Galvão, explica que essa é uma ação de recuperação e enriquecimento ambiental da área. “As árvores exóticas prejudicam o crescimento da vegetação nativa, não contribui para a fauna local e nem para a infiltração adequada de água no solo. Além disso, com esse plantio também estamos preservando o entorno do córrego Laranjeiras”, afirmou.
Expansão
Com um investimento de R$ 2.3 milhões, o Parque deve receber, segundo a Prefeitura da Serra, novos equipamentos para lazer e prática de esportes, o espaço ganhará uma nova entrada que será pela avenida Guarapari, Valparaíso, além de ponte sobre o córrego Laranjeiras que nasce no local.
Atualmente o parque conta com 115,1 mil metros quadrados, após a expansão o local terá 135,18 mil metros quadrados de área verde. Os frequentadores poderão usufruir de novas pistas de caminhadas, equipamentos de lazer e até novos playgrounds.
Uma das novidades é que a partir deste ano o espaço de lazer também contará com uma passarela de madeira que ficará sobre o córrego. A estrutura já está sendo finalizada e tem chamado atenção de quem utiliza o espaço. Junto com a obra de expansão, a prefeitura realizou a reforma do campo de futebol society com grama sintética e também implantou nova iluminação em todo o parque, essas duas melhorias já foram entregues.
Ainda segundo informações da Prefeitura da Serra, o município irá construir uma calçada cidadã no entorno do parque, onde será a entrada de Valparaíso e também será feito um estacionamento para ônibus.
Espaço para cães e até bromeliário
O Parque da Cidade foi inaugurado em 12 de dezembro de 2008 e funciona de segunda a domingo, das 6 às 21 horas. No local podem ser avistados animais como sagui, esquilo, cágados, jacupembas, gambá, gavião carijó, gavião carcará, pomba margosa, entre outros.
O local oferece um Centro de Estudo, Pesquisas e Conservação de Bromélias e outras Herbáceas da Serra. O projeto é destinado à educação ambiental, onde o visitante encontra o bromeliário, um viveiro de plantas (ornamentais, da Mata Atlântica, carnívoras/insetívoras, bioativas e sensitivas), destinados à arborização do Parque, escolas, praças e podendo ser também utilizadas em programas para reflorestamento.
O Parque da Cidade possui ainda duas quadras poliesportivas; quadra de tênis; campo de futebol society; pista de skate; playground; ciclovia; pista de caminhada; estacionamento; auditório e Centro de Educação Ambiental.
Tem ainda, na lateral do parque, o Espaço Cãotinho para cães. Mas este espaço está fechado desde o último dia 10 de abril e deverá permanecer desta forma pelos próximos 90 dias, devido às obras de construção da rotatória de Valparaíso.