Serra, 18 de julho de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Política

Serra, 16 de dezembro de 2014 às 12:55

Partido Liberal pode ser o destino de políticos em 2015


Vandinho Leite criticou a postura do PSB do ES nessas eleições e ensaia mudança para o novo PL. Foto: Bruno Lyra

Vandinho Leite criticou a postura do PSB do ES nessas eleições e ensaia mudança para o novo PL. Foto: Bruno Lyra

Por: Conceição Nascimento

Para fugir da acusação de infidelidade partidária, políticos eleitos em 2014 e que querem trocar de partido têm duas opções, Rede Sustentabilidade ou Partido Liberal (PL), que tentam registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso porque a migração para uma legenda já existente poderia resultar em perda do mandato, caso a Justiça Eleitoral interprete como infidelidade partidária.

Liderados por Gilberto Kassab (PSD), simpatizantes ao PL buscam em todo o Brasil assinaturas de eleitores em defesa da fundação do partido. No Espírito Santo, lideranças como o vereador de Vitória, Max da Mata, e o deputado estadual Vandinho Leite (PSB) estão na organização do PL. Vandinho pode ser beneficiado por uma ação que tramita na Justiça Eleitoral, que pode resultar em mudanças no quadro de eleitos para deputado federal, quando ele assumiria uma das dez vagas. Dando sinais de insatisfação com o PSB, Vandinho poderia seguir para o PL, sem problemas de acusação de infidelidade com o PSB.

Max da Mata falou sobre a movimentação para criação do PL. “A expectativa é de coletarmos em torno de 10 mil assinaturas no Espirito Santo. Queremos dar entrada ao processo de homologação nos cartórios eleitorais até o dia 20 de dezembro. O partido tem sido bem aceito no Estado, e está organizado em 50 municípios capixabas”, disse o vereador.

#Rede

Após as eleições de 2014, a Rede Sustentabilidade iniciou a retomada de coletas de assinaturas para tentar o registro junto ao TSE. “A meta estabelecida pelo partido para o Espírito Santo é de 5 mil assinantes até janeiro de 2015. Juntamente com Gustavo de Biase, fui escolhido pela legenda como representante legal junto aos cartórios eleitorais do Estado”, disse Irineu Cruzeiro, representante da Rede na Serra.

Partidos

Além dos dois partidos que tentam registro no TSE, existem atualmente Brasil 32 agremiações partidárias em atividade no país. Os mais recentes são o Partido Republicano da Ordem Social (Pros) e o Solidariedade (SD).




O que você acha ?

Você vai votar em quem para presidente?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por