No ES, Rede e PDT sempre caminharam em lados opostos, devido especialmente à rivalidade entre o prefeito Audifax Barcelos (Rede) e o deputado Sérgio Vidigal (PDT). Entretanto, um passo foi dado – em princípio, na direção de uma reconciliação partidária para fortalecer o bloco nacional de oposição ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Interlocutores de Audifax e Vidigal estiveram juntos em uma reunião na sede do PDT, que teve objetivo de “quebrar o gelo” de acordo com o ex-deputado Roberto Carlos (Rede), que foi um dos participantes do encontro. Nessa entrevista ele esclarece as razões da reunião e afirma que os partidos podem caminhar juntos em algumas cidades, mas acha “muito difícil” uma aliança na Serra, além disso confirma o vereador Fábio Duarte como pré-candidato a prefeito pela Rede,
Qual foi a motivação da aproximação entre Rede e PDT no ES?
Em nível nacional se formou um bloco muito sólido envolvendo a Rede, PDT, PV e PSB. Posteriormente chegou também o Cidadania, o PCdoB e o PT. Esse bloco se chama Janela Pela Democracia e foi idealizado com o objetivo de fazer frente ao Governo do Presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que está demostrando ser antidemocrático. Dessa união, criamos também uma aliança eleitoral, que envolve apenas os quatro primeiros (Rede, PDT, PV e PSB).
A reunião tratou de alianças eleitorais no ES?
Então, no caso específico do ES, temos as duas lideranças mais expressivas do partido, que se opõem na Serra. Me refiro, obviamente a Audifax e Vidigal. Foi a Rede que solicitou essa reunião, nosso objeto é quebrar o gelo institucionalmente entre nossos partidos. Então tivemos essa primeira conversa, com Jolhiomar que é muito próximo do prefeito, a Laís Garcia que é porta voz nacional e eu. Do PDT foi o Alessandro Comper e o Weverson que são da confiança do Vidigal.
Como estava o clima da reunião, houve algum acordo?
A reunião foi muito boa, muito respeitosa de ambos os lados. Estamos com portas abertas para outras reuniões, não vejo dificuldade nesse dialogo, seria até estranho ter, já que participamos do mesmo bloco nacional e nossos partidos têm bandeiras em conjunto. O que a gente sente é que podemos nos ajudar nessa eleição, já que temos essa proximidade nacional.
Isso poderia acontecer na Serra? Uma união eleitoral entre Audifax e Vidigal?
Essa conversa é muito difícil avançar na Serra, tem elementos que fogem das questões políticas e são muito pessoais. Se depender da Rede vamos insistir na construção de alianças com esses partidos que citei, mas cada cidade tem suas peculiaridades e temos que respeitar. Por exemplo, o PSB é Governo aqui no ES, isso às vezes é um dificultador, mas é possível avançar sim em alguns locais.
Na reunião, chegou-se a falar especificamente sobre a Serra?
Não houve uma conversa específica sobre a Serra, ainda estamos na fase de quebrar o gelo. Por isso não sentamos para discutir nenhum município. Se depender da Rede, onde for possível e tiver condições políticas, apoiamos uma aliança sim.
Sobre prefeituras, quais as prioridades da Rede para essa eleição?
Rede esta vivíssima em quatro municípios principais: Vitória com Roberto Martins; Marcos Bruno em Cariacica; Rafael Primo em Vila Velha e nosso Fábio Duarte na Serra. Todos eles estão bem posicionados e podem chegar muito competitivos.
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…
Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…
O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…
A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…
Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…
A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…