Com a proximidade das eleições municipais de 2016, para prefeito e vereador, o quadro de coligações partidárias começa a ganhar formato. O jornal Tempo Novo atualiza a lista de partidos que devem caminhar juntos nas eleições majoritárias. A novidade é que a lista de candidatos agora tem dois nomes a menos, Bruno Lamas (PSB) e Vandinho Leite (PSDB), que devem caminhar com a Rede, de Audifax Barcelos, e o PDT, de Sérgio Vidigal, respectivamente, que devem travar mais uma batalha nas urnas este ano.
A nova lista traz em uma possível coligação o PDT/DEM/PSC/SDD/PTB/PEN/PSDB/PMN. Estes partidos devem ter como representante o PDT na candidatura majoritária, sendo o atual deputado federal Sérgio Vidigal candidato ao seu quarto mandato de prefeito da Serra.
Na outra ponta estão Rede/PSB/PV/PPS/PP/PTC/PHS/PRB. Estas legendas devem ter como candidato a reeleição Audifax Barcelos (Rede), que governa a Serra pela segunda vez.
Ainda há indefinições sobre o PMDB e o PT, que seguem classificados como indecisos. Pois, ao que tudo indica, os dois partidos se uniram para buscar apoio ou da Rede de Audifax ou do PDT de Vidigal. Além disso, há indefinições também sobre o apoio do PTN.
Caminham isoladamente o PR, que tem o vereador Gideão Svensson como pré-candidato a prefeito; PRTB, com o sindicalista Oswaldino Marinho pré-candidato a prefeito; Pros que apesar da proximidade entre Basílio e Sérgio Vidigal, ainda não foi batido o martelo. PTdoB, PSL, PSDC, PSD, PCdoB, PRP e PPL.