Partidos ligados a Audifax pedem impugnação da chapa de Vidigal, PDT reage

A eleição na Serra, além de ser uma batalha nas ruas e nas redes sociais, também promete ser disputa nos tribunais. Isso porque têm sido registradas muitas denúncias de cunho eleitoral e mais recentemente um pedido de impugnação da chapa do candidato Sérgio Vidigal (PDT).

Os autores do pedido são os partidos PMN, Patriotas e Podemos, que compõe a coligação ‘Nova Serra’, liderada pela Rede, que tem Fábio Duarte candidato a prefeito apoiado por Audifax Barcelos. Já o PDT de Vidigal reagiu classificando a ação como “eleitoreira, oportunista e de má-fé”.

Os partidos se basearam numa condenação em segunda instância por improbidade administrativa caracterizada pelo crime de nepotismo em desfavor de Sérgio Vidigal. A decisão foi dada em maio de 2019 pela 3ª Câmara Cível de Justiça, sob o processo de N°: 0050088-20.2013.8.08.0024.

Vidigal chegou a ser condenado em primeiro grau com perda de direitos políticos pelo prazo de cinco anos, mas a decisão foi reformada pelo Tribunal de Justiça que o condenou apenas ao pagamento de multa. No entanto, os partidos que protocolaram o pedido de impugnação alegam que Vidigal estaria inelegível baseado na Lei da Ficha Limpa.

“Observe que, o deferimento desta candidatura será uma sinalização clara de que os valores democráticos tutelados por essa justiça especializada podem ser, deliberadamente, ofendidos – bastando, para tanto, que haja um juízo cível prévio que desqualifique a gravidade dos fatos, por meio de uma dosimetria de pena equivocada”, diz um trecho do processo.

Os partidos ainda citam como razão para impugnar a chapa de Vidigal a rejeição das contas de campanha da eleição de 2018, quando ele se reelegeu deputado federal.

“Importa destacar, ainda, que, o impugnado (referindo-se a Vidigal) teve suas contas de campanha de 2018 (em que foi eleito deputado federal – prestação de contas (11531) – 0601434-17.2018.6.08.0000), rejeitadas, conforme Resolução 220/202.”

Ao final da peça jurídica, os partidos pedem o indeferimento do pedido de registro de candidatura de Vidigal, argumentando que este se trata “de um agente improbo condenado por órgão colegiado, por ato doloso e dano in re ipsa (presumido)”.

PDT reage e diz que vai processar autores do pedido de impugnação

Alessandro Comper. Foto: divulgação

Em nota encaminhada pelo presidente municipal do PDT, Alessandro Comper, o partido faz indiretas a Audifax e afirma que irá processar autores do pedido de impugnação. Leia na íntegra:

“Mais uma vez, interesses obscuros em busca da manutenção do poder político e econômico surgem na tentativa de desnortear a opinião pública.

Ao invés dos atores desta tentativa de impugnação dialogarem sobre propostas de interesse da população, usam de mentiras para tentar atrapalhar a trajetória do nosso candidato.

A impugnação do registro de candidatura do candidato Antônio Sérgio Alves Vidigal por um grupo de partidos é eleitoreira, oportunista e de má-fé.

Vamos entrar com um processo judicial de apuração de crime eleitoral, uma vez que essa impugnação não possui qualquer respaldo no ordenamento jurídico, devendo ser investigada a motivação dos impugnantes e quem está arcando com seus custos”.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Incêndio de grandes proporções atinge área da Vale

O incêndio atingiu uma área da mineradora Vale, no Porto de Tubarão. Crédito: Divulgação Um incêndio de grandes proporções atingiu…

19 minutos atrás

Mulher suspeita de invadir shopping e incendiar loja no Rio de Janeiro é presa na Serra

A mulher, suspeita de invadir shopping e incendiar uma loja no Rio de Janeiro, foi presa na Serra. Crédito: Divulgação…

52 minutos atrás

Vereador defende Escola Cívico-Militar na Serra

O vereador Cabo Rodrigues defende a instituição de escolas Cívico-Militares na Serra. Foto: Divulgação Tramita na Câmara da Serra Projeto…

3 horas atrás

Estado abre processo seletivo de nível médio para assistente administrativo com salário de R$ 1.900

O Estado abriu processo seletivo de nível médio para assistente administrativo com salário de R$ 1.900. Crédito: Divulgação O Governo…

6 horas atrás

Comediante Bira Thomazi se apresenta na Serra em show exclusivo no próximo dia 21

Sucesso no Rio Comedy Club, Bira Thomazi acumula mais de oito anos de experiência na comédia e vem se destacando…

6 horas atrás

Comunicado – 10/02/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 10-02-2025 - 2ª ediçãoBaixar

7 horas atrás