Os 35 partidos em atividade no Brasil têm até o próximo dia 14 de abril (quinta-feira) para atualizar as listas com novos filiados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os nomes são endereçados ao órgão por meio da internet e servem para nortear a Justiça Eleitoral sobre pessoas aptas a disputar as eleições de dois de outubro, para os cargos de vereador e prefeito.
Para o envio das listas de filiados, os partidos devem ficar atentos, pois a relação deve ter nome, número do Título de Eleitor e da seção eleitoral do inscrito. Os dados são enviados por meio do link “Filiaweb”, disponibilizado no portal do TSE.
Em caso de dupla filiação, prevalecerá para o eleitor a filiação partidária mais recente.
Já no dia 20 de abril, a Corregedoria Geral da Justiça Eleitoral divulgará o resultado de filiados em cada partido.
Números
Segundo dados do TSE, há no Brasil 15.842.525 de filiados a partidos políticos. Esse dado foi calculado com base nas últimas relações enviadas à Justiça Eleitoral, em 2015, pelos 35 partidos registrados no TSE.
O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) tem o maior número de filiados: 2.376.463. Em seguida, vem o Partido dos Trabalhadores (PT), com 1.590.104, e o Partido Progressista (PP), com 1.419.386 filiados.
Os três partidos mais recentes que tiveram seus registros aprovados no TSE (Partido Novo – 1.394; Partido da Mulher Brasileira – 34; e Rede Sustentabilidade – 1.576) somam juntos 3.004 filiados.
RC/TC