A distocia é definida como um trabalho de parto complicado, doloroso e lento, e que nem sempre é fácil distinguir do parto normal em gatas, visto que é normal algumas gatas terem um tempo prolongado entre a expulsão dos filhotes.
Representa um grave risco de vida para as mães e suas crias, mas sua incidência é considerada baixa (menos de 10%). Alguns animais de raça tem uma predisposição maior para partos distócicos devido a sua genética, como por exemplo persas e siameses. Alguns animais de raça tem uma predisposição maior para partos distócicos devido a sua genética, como por exemplo persas e siameses
O veterinário suspeitará do parto distócico quando observar fortes contrações não produtivas (contrações com não expulsão do feto) por um período de mais de 30 a 60 minutos, ou quando da presença de um filhote no canal do parto que não progride para sua expulsão, ou mesmo quando ocorre uma grande quantidade de secreção vaginal sanguinolenta não acompanhada da expulsão do filhote.
+ Secreção vaginal em gatas: saiba quando é normal!
Também consideramos distocia quando a gestação vai além do tempo considerado normal de gestação (a duração média da gestação da gata é cerca de 65 dias – variando entre 52 e 74 dias).
Sabemos que o deslocamento da gata até uma clínica/consultório veterinário pode causar estresse no animal, então a melhor maneira seria o deslocamento do veterinário até sua casa, caso possível.