Notícias

Páscoa: dermatologista explica relação entre chocolate e saúde da pele

Muitos acabam não exagerando no chocolate com medo de ter espinhas, enquanto outros acreditam que isso não passa de uma “lenda”. Foto: Divulgação

Faltam poucos dias para a Páscoa, que além de todo o significado religioso que move a fé cristã, a data é muito amada pelos chocólatras. É nesta época do ano que aumenta o consumo de chocolate por conta da imensa variedade de ovos de páscoa e outras guloseimas feitas à base do produto.

Mas em meio a todo esse ritual festivo, surge aquela velha dúvida: chocolate faz mesmo mal para a pele? Muitos acabam não exagerando com medo de ter espinhas, enquanto outros acreditam que isso não passa de uma “lenda”.

A dermatologista Thayla Campostrini esclarece que, por esse alimento possuir uma quantidade elevada de açúcar, pode, sim, ser prejudicial para a pele, principalmente quem tem tendência a acne.

“O alto índice glicêmico presente em alguns chocolates contribui para o aumento de sebo pelas glândulas sebáceas, e isso pode contribuir para o surgimento de acnes e espinhas, mas isso vale para todos os alimentos ricos em muito açúcar. Alguns chocolates ainda são ricos em gordura, o que também é prejudicial à saúde da pele”.

+ IBGE realiza processo seletivo para estágio

A dermatologista recomenda os chocolates com menos açúcar na composição, os conhecidos como meio amargo, que geralmente possuem mais concentração de cacau do que de açúcar.

“Aqueles acima de 70% de cacau são os mais recomendados. Quando for oferecer chocolate às crianças, os adultos podem dar esse tipo para elas, assim a aceitação pela versão mais saudável do doce será mais efetiva”, orientou a Thayla.

A dermatologista ainda faz um alerta: “Qualquer alimento com alta concentração de açúcar e gordura faz mal à pele e à saúde em geral e, portanto, devem ser evitados em qualquer época do ano. Quando escolhemos bem o que vamos ingerir e temos equilíbrio na quantidade do consumo, é possível comer sem culpa”, completou.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira as condutas consideradas ilícitos eleitorais

A pouco mais de uma semana para as eleições municipais de 2024, candidatos e eleitores devem estar atentos sobre o…

5 horas atrás

Comunicados – 26/09/2024 – 3ª edição

publicidade legal - 26-09-2024 - 3ª ediçãoBaixar

5 horas atrás

Câncer de mama: médica aponta 6 verdades pouco conhecidas sobre a doença

O câncer de mama é uma das neoplasias malignas mais frequentes entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de…

5 horas atrás

Plantas tóxicas para cães: um guia de segurança para proteger seu amigo de quatro patas

A convivência com plantas em casa é um prazer para muitos, trazendo beleza e frescor ao ambiente. Porém, para quem…

7 horas atrás

Bolsonaro fará carreata na Serra em apoio a Igor Elson

Igor Elson tem o apoio de Bolsonaro e Magno Malta. Crédito: divulgação. O ex-presidente Jair Bolsonaro estará no Espírito Santo…

7 horas atrás

Manguinhos Gourmet, na Serra, terá programação musical nesta sexta-feira e sábado

Uma das atrações da noite musical do Manguinhos Gourmet, na Serra, é a banda Som de Vinil que se apresenta…

7 horas atrás